Gazeta de Alagoas
Maceió,
Cidades

PANDEMIA DESACELERA EM AL, QUE TEM REDUÇÃO DE 58% DOS CASOS DE COVID

Analista considera dezembro de 2021 como o mês de melhor cenário desde início da pandemia no Estado

Por regina carvalho | Edição do dia 01/01/2022

Matéria atualizada em 01/01/2022 às 04h00

| Secom

Dezembro de 2021 já pode ser considerado o mês em que foram registrados os melhores números de casos e óbitos em quase 22 meses da pandemia de Covid-19 em Alagoas. A doença segue perdendo força, dentro da normalidade apresentada neste período, situação confirmada a partir da análise dos indicadores do epicentro da doença no Estado, ou seja, a capital alagoana.

“Se o ritmo de casos registrados permanecer na mesma média diária, encerraremos o mês com cerca de 580 casos contra 1.374 de novembro. Isto corresponde a uma redução de aproximadamente 58% na comparação entre estes dois meses”, explica Esdras Andrade, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com Andrade, na semana de 19 a 25 de dezembro foram contabilizados 58 novos casos da doença em apenas 19 municípios alagoanos, o que representa uma média de 8,3 pessoas infectadas por dia.

Em relação aos óbitos, foram cinco registros em somente três municípios no mesmo período, conferindo uma média diária de 0,71 mortes. A análise do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) mostra que o cenário vem sendo considerado bastante otimista no que diz respeito à frequência dos casos em crescimento na cidade.

BAIRROS DA CAPITAL

“96% dos bairros (48 de 50) apresentaram de baixíssimo a baixo aumento de casos nas últimas oito semanas. Ou seja, em 14 bairros (28%) não houve crescimento de casos; 17 (34%), registrou aumento em uma das oito últimas semanas; e outros 17 bairros (34%) houve crescimento em duas de oito semanas. Somente o Cidade Universitária e a Serraria apresentaram aumento na frequência dos casos da doença em 3 de 8 e 4 de 8 semanas, respectivamente”, informa Esdras Andrade.

O levantamento da Ufal revela ainda que dezembro também foi marcado por um feito inédito. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, Maceió não registrou nenhum caso da Covid-19 e, além disso, não houve confirmações em três dias do mês.

INCIDÊNCIA

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que Arapiraca, Marechal Deodoro e Pilar apresentam as maiores taxas de incidência da Covid-19 por cem mil habitantes de Alagoas. Esses municípios têm, respectivamente, 13,4 mil; 12,9 mil e 11,4 mil. Os dados referem-se a todo o período desde o início da pandemia.

Em relação aos óbitos por cem mil habitantes, os municípios de Maceió, Satuba e Delmiro Gouveia registraram, na sequência, 275; 274,8 e 259,5 mortes. Dados do painel de informações interativas sobre a pandemia da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apontam que a faixa com mais infectados pelo novo coronavírus é de 30 a 39 anos, com 56 mil casos e de 60 a 69 anos, com quase 1,5 mil mortes.

Mais matérias desta edição