Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > MACEIÓ

Eduneal lança livros de autores da literatura alagoana

Um dos lançamentos mais esperados da noite é o “Jornalistas e pandemia: memória da pandemia em Alagoas"

A editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) irá lançar nesta terça-feira (7), oito livros escritos por intelectuais e pesquisadores alagoanos. O lançamento irá acontecer no complexo do Teatro Deodoro às 19h30. Vários autores são professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que faz parceria com a Edufal (Editora Universitária da Ufal).

Um dos lançamentos mais esperados da noite é o “Jornalistas e pandemia: memória da pandemia em Alagoas”, que busca documentar as passagem e consequências da pandemia de covid-19 no estado de Alagoas. O organizador do livros Luiz Sávio de Almeida, afirmou que "tomamos por objetivo deixar uma série de textos que ajudem a montar a memória da passagem deste cão com a dor de banda entre nós. Assim, foi assumida uma tarefa: ajudar a construir a memória desta tragédia pública na velha Alagoas".

Leia também

O professor Luiz Sávio de Almeida também lança duas obras: a segunda edição de “Alagoas: ensaio sobre a demografia de Alagoas do século XIX” e “Alagoas: ensaios sobre negros e escravos no censo de 1872”. Nos dois livros o pesquisador traz ensaios sobre a demografia e o censo histórico realizado pelo império em 1872, que foi um dos primeiros a ser usado como publicidade. Sávio analisa os números e dados como um discurso que descreveu e qualificou a sociedade. Um trabalho brilhante de interpretação dos números e dados  sobre importantes aspectos da constituição e história de Alagoas.

Mudanças na agroindústria canavieira nordestina 2000-2012 é o livro do renomado economista alagoano Cícero Péricles de Carvalho que analisa o processo de reestruturação produtiva do setor sucroalcooleiro entre o final da década de 1990 e 2012, com ênfase nas mudanças protagonizadas por Alagoas e Pernambuco, estados de maior produção sucroalcooleira da região Nordeste. A obra foi resultado da parceria editorial entre a editora da Eduneal, editora da Universidade Federal de Alagoas.

Na área histórica, a Eduneal lança “Contribuição para a história da presença holandesa em Alagoas”. Organizado por Roberval Santos, o livro traz à tona textos esquecidos, mas de notável contribuição intelectual de importantes personalidades do passado e documentos consagrados e dotados de informações referentes à presença holandesa em Alagoas. A obra constitui um esforço gigantesco para resgatar Alagoas da posição de coadjuvante nesta temática batava do século XVII e lhe dar o merecido protagonismo neste período do Brasil Colonial.

Outra rica obra que retorna às mãos dos leitores alagoanos é “Alagoas percurso de cultura e tradição” da pesquisadora Carmen Lúcia Dantas. Como grande destaque na área da literatura, a Eduneal traz “Contos reunidos” que reúne mais de cinquenta contos da renomada escritora alagoana Arriete Vilela.

Já no campo da educação a Eduneal traz o livro “Narrativas Poéticas: memórias de encontros na Educação Infantil” que de forma leve e significativa dá voz e visibilidade as práticas pedagógicas e aos profissionais da educação na primeira etapa da Educação Básica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store