Evento de divulgação científica feminina em Maceió abre inscrições

Pesquisadoras doutoras ou doutorandas serão selecionadas para apresentações

Por 7Segundos, com Ascom Ufal 12/02/2021 11h11 - Atualizado em 12/02/2021 11h11
Evento de divulgação científica feminina em Maceió abre inscrições
Mulher cientista - Foto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para o Soapbox Science Maceió 2021. O evento apresenta e divulga pesquisas científicas feitas por mulheres. Pesquisadoras doutoras ou doutorandas de todas as áreas podem inscrever trabalhos preenchendo o formulário disponível no site do evento e escolhendo a cidade de Maceió para participar. O Soapbox Maceió é totalmente on-line e gratuito.

As 12 selecionadas poderão apresentar suas pesquisas (em português) para o público em geral no evento principal on-line que ocorrerá em novembro deste ano. Segundo a professora Ana Catarina Leite, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, o objetivo do evento é fazer a divulgação das pesquisas feitas pelas cientistas. A programação é definida a partir dos trabalhos selecionados.

“É um evento mundial, que ocorre simultaneamente em vários locais no mesmo período, mas aqui em Alagoas a Ufal será a representante. Nosso objetivo é dar mais visibilidade e incentivo para que, cada vez mais, as mulheres e as meninas se encorajem e se encontrem como cientistas. Esse incentivo é de suma importância visto os números que mostram a desigualdade que existe entre mulheres e homens na comunidade acadêmica”, explicou a professora.

Em Maceió, o Soapbox é organizado por professores da Ufal de diversas áreas do conhecimento e estudantes de pós-graduação, além de contar como atividade de extensão para todos os participantes. Entre os docentes que compõem a comissão organizadora estão as professoras Fernanda Selingardi Matias e Maria Socorro Seixas Pereira, ambas do Instituto de Física; Juliana Roberta Theodoro de Lima (Instituto de Matemática), Cintya D'Angeles de Espírito Santo Barbosa e Ana Catarina Leite do Instituto de Química; Andrea Pacheco, da Faculdade de Serviço Social; e o professor Elton Malta, do Instituto de Física.

O Soapbox Science é um evento internacional de divulgação científica feito por mulheres que começou no Reino Unido e tem se espalhado por vários países. O objetivo do projeto é divulgar a ciência para a sociedade e, em especial, divulgar a ciência feita por mulheres. Em 2020 aconteceu a primeira edição do Soapbox Science Maceió que ocorreu de maneira virtual devido à pandemia. Todas as palestras estão disponíveis no canal do Youtube.