Covid -19

Pesquisa da UFAL indica descontrole da transmissão da Covid-19 em AL

Também há uma preocupação com a ocupação de leitos disponíveis

Por 7Segundos 17/02/2021 12h12 - Atualizado em 17/02/2021 14h02
Pesquisa da UFAL indica descontrole da transmissão da Covid-19 em AL
Dados do relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 - Foto: Assessoria

O novo relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 mostra que os indicadores utilizados pelos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apontam para descontrole da transmissão da doença no estado. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (17).

Com 54% dos casos concentrados em Maceió, a capital continua contabilizando a maioria dos registros da doença. No entanto, o número de óbitos registrado nos demais municípios alagoanos supera ao observado em Maceió, com 46% das mortes ocorrendo no interior.

Os dados são referentes a 6ª semana epidemiológica de 2021. Nela, Maceió continuou apresentando a maior incidência de casos entre as regiões analisadas, seguido pela cidade de Arapiraca e a região do Alto Sertão.

A situação de ocupação dos leitos de Covid-19 disponíveis também foi analisada pelos pesquisadores. “Desde a última redução realizada em dezembro, tivemos um aumento de 95 leitos nos últimos dois meses que não foram suficientes para conter à expansão na taxa de ocupação, que saltou de 37% para 63%”.

Para o boletim, o caso é ainda mais preocupante no interior, pois mesmo com o aumento de 15 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) na última semana, na segunda-feira (15) foi registrada uma ocupação de 76% dos leitos de UTI.