TIMES

Por Mac Cavalcante — Maceió

Time profissional do Aliança está disputando a Primeira Divisão do Alagoano — Foto: Alan Jones/ASCOM FAF

O Desportivo Aliança estreou na Primeira Divisão do Campeonato Alagoano neste ano e chama atenção também pelas ações fora de campo. Uma delas diz respeito ao trabalho de base. O clube participa de um projeto em parceria com o Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (IEFE/AL) para a ressocialização de reeducandos da unidade de internação de menores infratores.

A proposta é dar espaço a esses jovens no futebol.

- Nós queremos começar a temporada já treinando com esses garotos. A ideia não é peneirar esses meninos, mas sim reintegrá-los à sociedade. É lógico que estaremos observando e, caso apareça uma revelação, vamos tentar contar com esse achado. Mas nossa proposta sempre foi a integração e esse projeto é bem o que nós pregamos no Aliança - explicou o presidente do clube, Luciano Lessa.

Luciano Lessa, presidente do Aliança — Foto: Cortesia/ASCOM Aliança

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também trabalha com crianças carentes que vivem no entorno da faculdade. Com o novo projeto, o Aliança vai ajudar nesse sentido, até porque treina e também joga no Estádio Universitário.

- Quando a gente recebeu o complexo esportivo, começou a fazer parcerias e iniciou o projeto de inclusão dessas crianças e adolescentes que moram aqui na região. A gente está tentando junto ao Ministério Público Estadual, ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e ao Conselho Tutelar dar a mesma oportunidade a esses jovens reeducandos que damos aos garotos daqui. A ideia é ressocializar - explicou o professor da UFAL Pedro Balikian.

Como o time de base do Aliança só começa a treinar em março, a tendência é que o projeto seja viabilizado até o começo do mês.

Aliança treina e joga no Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) — Foto: Iefe/Ufal

O Aliança disputa a Primeira Divisão do estadual pela primeira vez, mas tem um histórico de participar das competições amadoras da Federação Alagoana de Futebol.

Fundado em 2012, o clube disputou apenas quatro campeonatos no profissional, mas tem uma taça. O time foi campeão da Segunda Divisão do estadual no ano passado e conquistou o acesso.

Domingo, estreou na elite com uma vitória por 2 a 0 sobre o CEO, em Arapiraca, e está na vice-liderança do estadual.

Mais do ge