metropoles.com

Letalidade da Covid-19 no Brasil caiu 65,2% desde o início da pandemia

Avanços no tratamento da infecção e no conhecimento dos profissionais de saúde fizeram com que a taxa de letalidade da doença diminuísse

atualizado

Hugo BarretoMetrópoles
Manaus Covid-19 Colapso1
1 de 1 Manaus Covid-19 Colapso1 - Foto: Hugo BarretoMetrópoles

Há quase um ano, quando foi diagnosticado o primeiro caso de coronavírus em território brasileiro, o Sars-CoV-2 era um mistério para a ciência e a medicina. Um vírus completamente novo, com sintomas leves que evoluíam rapidamente e levavam o paciente a óbito, sem que houvesse o que fazer. Nas primeiras semanas da pandemia no Brasil, a taxa de letalidade, ou seja, a quantidade de óbitos registrados em relação aos casos confirmados, era de 6,9%, de acordo com um estudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia.

Hoje, o cenário mudou. A letalidade caiu e, apesar do número ainda alto de novos casos contabilizados diariamente, a taxa se estabilizou por volta de 2,4%. As novas opções de tratamento, os medicamentos passando por testes em estudos clínicos, os hospitais sendo expandidos e a experiência adquirida por parte dos profissionais de saúde aumentaram as chances de os pacientes com Covid-19 sobreviverem.

O infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que, na prática, a taxa de letalidade deve ser ainda menor. Como ela é calculada levando em consideração o número de casos confirmados, que é subestimado, a conta final pode mostrar índice diferente.

O tratamento

Infectologista do Hospital Sírio-Libanês e vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Alexandre Cunha conta que, nos primeiros atendimentos, a única coisa que podia ser feita era oferecer oxigênio ao paciente. “Não tínhamos nenhum tratamento específico para o quadro, o que fazíamos era dar suporte ventilatório e suplementação de oxigênio ao paciente que não tinha oxigenação adequada. Inclusive, um dos equívocos no início da pandemia era intubar o paciente precocemente, o que não se mostrou uma boa alternativa”, pontua.

Nas primeiras semanas, como tudo ainda era um mistério, foram testados vários medicamentos, como a cloroquina e a azitromicina, por exemplo, além de um antiviral usado para HIV. Depois, estudos comprovaram que nenhum dos dois fármacos fazem diferença no prognóstico do paciente com Covid-19.

No meio do ano, surgiu a primeira luz para ajudar no tratamento: o corticoide dexametasona, que mostrou ser útil aos pacientes que precisam de oxigênio. A descoberta se deu a partir de um grande estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Hoje, todas as pessoas hospitalizadas com quadro mais avançado da doença recebem o medicamento.

Outra classe de remédios incorporada ao longo dos meses foi a dos anticoagulantes, principalmente em quadros mais graves. O objetivo é evitar a formação de trombos sanguíneos, muito comuns e, às vezes, perigosos. Os compostos usados até agora são apenas para pacientes hospitalizados e com necessidade de suplementação de oxigênio e ventilação mecânica – eles podem fazer mal a pessoas com sintomas leves. Até o momento, não há medicação que tenha mostrado eficácia em casos brandos da Covid-19.

“Foram dois grandes ganhos. Além disso, sem ser tratamento medicamentoso, melhoramos muito as técnicas de ventilação mecânica e os cuidados de UTI, há diversas formas de oxigenação não invasiva. O uso de estratégias de UTI facilitaram o manejo desses pacientes”, explica Cunha.

Oxigênio no sangue

A medicina também descobriu, com o passar dos meses, a possibilidade de os pacientes desenvolverem hipoxia silenciosa, condição em que o indivíduo apresenta redução nos níveis de oxigênio no sangue, mas sem manifestação clínica – ou seja, sem falta de ar. Hoje, os profissionais de saúde já orientam o uso do oxímetro para que a pessoa saiba o momento certo de procurar o serviço de emergência. Quando tratada no começo, a situação tem um desenrolar mais favorável.

Para Weissmann, os profissionais de saúde, bem como a comunidade científica, estão em curva de aprendizagem desde o começo da pandemia e, hoje, conseguem lidar melhor com o paciente que chega ao serviço de urgência infectado pelo novo coronavírus. “Nosso objetivo é salvar vidas. A redução da letalidade é uma consequência positiva do trabalho desenvolvido”, afirma o infectologista.

Cunha conta que, no dia a dia, é possível perceber a queda da taxa de letalidade, principalmente entre os internados, que agora têm considerável chance de sobrevida. “Conseguimos oferecer um tratamento melhor. A maior diferença hoje é ter acesso a um bom serviço de saúde. O que pode aumentar a letalidade novamente é a falta de leito, de oxigênio, de assistência médica, etc.”, frisa.

Apesar de já termos caminhado uma longa estrada desde a descoberta do novo coronavírus, ainda há muito o que precisamos saber sobre o vírus que colocou o mundo de cabeça para baixo. Falta evidência suficiente para o uso de plasma convalescente (parte do sangue que contém anticorpos de pessoas que já tiveram a doença) e a utilização de outros medicamentos.

Também não se sabe muito sobre as consequências a longo prazo. “Não dá para dizer que a Covid-19 seja menos assustadora. Ainda vemos muita gente morrendo. Conforme o tempo vai passando, cada vez mais vamos descobrindo informações sobre o vírus e a doença”, pondera Weissmann.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Mais opções no Google Chrome

2.

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?