terça-feira 23 de abril de 2024

O Fundeb é a menina dos olhos dos empresários e dos políticos

9 de janeiro de 2021 7:14 por Geraldo de Majella

Professor elder Patrick Maia

Elder Patrick Maia Alves é professor da Ufal há 13 anos e tem vinte anos de docência; foi coordenador do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas. Na atual gestão da Ufal exerceu por alguns meses o cargo de diretor da Editora da universidade, a Edufal. É um quadro com longa experiência e reconhecimento acadêmico. Entre os seus colegas secretários, é o mais qualificado.

Esteve nos bastidores da campanha eleitoral que elegeu o prefeito de Maceió, JHC, e contribuiu para a formulação do Plano de Governo, o que o credenciou para ser nomeado secretário de Educação. A vida acadêmica, como em qualquer outro lugar, tem disputas internas, mas as disputas pelo poder na esfera do Executivo têm contornos e variáveis distintas das disputas acadêmicas.

O professor Elder Patrick Maia será o gestor do fundo que financia a educação, o conhecido Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com previsão para 2021 de 360 a 370 milhões de reais. Ou seja: de mais de 30 milhões por mês.
Esse é o tamanho da pressão que recairá sobre a mesa do secretário de Educação. A gestão do Fundeb é determinante para a vida acadêmica e pessoal do secretário. Se correr tudo bem, será reconhecido como um bom gestor, mas se porventura houver qualquer problema, as penalidades são imediatas e públicas. É assim que funciona na administração pública.

A demarcação do território é a salvação do gestor público e um sinal de independência para negar as solicitações não republicanas de aliados, de empresários, de políticos da base do prefeito, dos lobistas que vão acorrer à Secretaria como mariposas atraídas pela luz.

O diferencial entre a disputa acadêmica – em geral mantida em nível elevado e com formalidade – e a disputa pelo poder político real é que esta última não é uma batalha, mas uma briga em beco escuro.

Os desafios naturais de uma pasta como a da Educação são também um desafio acadêmico.

Professor Elder Patrick Maia, parafraseando o imperador Júlio César: “Alea jacta est” (A sorte está lançada).

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

9 de janeiro de 2021 7:14 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia