Índio Xucurú Kariri é indicado para a pasta da Cultura de Palmeira

03/01/2021 16:34 - Roberto Gonçalves
Por Tribuna do Sertão
Image

Após ser indicado pelo Fórum Pernamente de Cultura de Palmeira dos Índios, em uma lista tríplice que tinha também os nomes de Marcone Correia presidente da Companhia Mestre da Graça e Lidianny Ferro, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cássio Júnio Ferreira da Silva, 25 anos, natural de Palmeira dos Índios, foi escolhido pelo prefeito reeleito Júlio Cezar da Silva para comandar a Secretaria Municipal de Cultura.

A escolha se deu após o compromisso firmado durante a campanha com os artistas locais.

Antes de ser secretário municipal de Cultura, Cássio Júnio foi candidato a vereador pelo PT e obteve 358 votos, ficando na 3a suplência.

Cássio Junio vai enfrentar em sua gestão uma pasta desestruturada, que nos últimos quatro anos sob o comando da escritora Isvania Marques, deixou a desejar, especialmente com relação aos seus principais equipamentos culturais, a Casa de Graciliano Ramos fechada há 3 anos e quatro meses e o Museu Xucurus de Artes e Costume que sofreu no ano passado 3 assaltos e encontra-se com seu acervo mal cuidado e o prédio em estado de petição de miséria.

Sobre o fechamento do Museu Xucurus e da Casa Museu Graciliano Ramos, o novo secretário não tem nenhuma posição definida, acerca do tema, pois irá discutir isso posteriormente com o prefeito Júlio Cezar e somente após isso se pronunciará.

Cássio Júnio é um autêntico membro da tribo xucuru-kariri e ativista indígena. Residente na Fazenda Canto, aldeia indígena localizada na Zona Rural de Palmeira, ele é professor de História formado pela UNEAL, Pós graduado em história do Brasil na Universidade Candido Mendes e Mestre em antropologia social pela Ufal.

“Desde o ano de 2017 leciona na rede estadual de ensino na Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva e foi
Conselheiro Municipal de Cultura de 2017 à 2019”, contou.

Cassio disse que pretende em sua gestão, realizar os seguintes projetos: “Conceber um inventário cultural no município-com base em experiência que conheço no município de Conde do estado da Paraíba, onde ficaria catalogado todos os aspectos culturais do município, podendo ser utilizado nas escolas e fortalecer o diálogo com os artistas de base”, destacou.