No MEC, Marx Beltrão pede a ministro da Educação a implantação da UFAL em Coruripe

13/01/2021 16:22 - Interior
Por Assessoria
Image

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, garantiu mais um passo rumo à chegada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Coruripe, no litoral sul de Alagoas. Ao lado do reitor Josealdo Tonholo, Marx Beltrão apresentou nesta quarta-feira (13) ao ministro da Educação Milton Ribeiro o pleito para a instalação da Universidade no município.

"O ministro se comprometeu em avançarmos com esta pauta. O presidente da CAPES, Benedito Aguiar, estava no encontro e afirmou seu empenho para que Coruripe possa contar inicialmente com cursos da Universidade Aberta do Brasil em Coruripe. O reitor Josealdo Tonholo está dando todo o apoio para que este sonho se transforme em realidade, beneficiando centenas de estudantes coruripenses que hoje querem cursar uma universidade pública, gratuita e de qualidade", afirmou Marx Beltrão.

A proposta de Coruripe ser contemplada com cursos de ensino superior da UFAL vem sendo defendida por Marx Beltrão em Alagoas e em Brasília. Uma idéia inicial é dotar a cidade de um polo do sistema Universidade Aberta do Brasil, e assim já começar a ofertar cursos superiores gratuitos no município. Após este passo, a meta seria expandir a UFAL instalando uma unidade em solo coruripense, ofertando cursos presenciais e de acordo com as demandas e potencialidades do município.

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído em 2006 com o objetivo de expandir, de forma regionalizada e democrática, a oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância. Ele agrega instituições públicas de ensino superior (IES), o fomento parcial pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o apoio de polos presenciais para a realização de atividades acadêmicas dos cursos, o uso de materiais didáticos e recursos de mediação pedagógica on-line e o suporte acadêmico de professores e tutores.