Por Roberta Batista, G1 AL

Atendimento de jovens com sintomas de Covid-19 aumenta em Maceió

A pandemia de Covid-19 está em estabilidade na maior parte do estado de Alagoas, o que significa que o número de casos confirmados e de mortes causadas pela doença não aumentaram nem diminuíram de forma significativa, com exceção de Maceió, que apresentou aumento na comparação entre as duas últimas semanas. A análise é do Observatório de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgada nesta segunda-feira (4).

Os pesquisadores compararam os dados da semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro com a anterior. Maceió teve aumentou de 19% no número de casos confirmados e de 22% no de óbitos por Covid-19. Foram 210 casos e cinco mortes a mais.

Assim como no relatório divulgado há uma semana, os membros do Observatório alertaram para o elevado número de casos suspeitos e que 62% dos testes RT-PCR analisados pelo Laboratório Central (Lacen) na última semana deram positivo.

"Estão entre os indícios de prejuízo no reconhecimento do atual cenário epidêmico relacionado a problemas na testagem, que podem ter se agravado nas últimas semanas por conta das aglomerações observadas nas festas de final de ano", diz um trecho do relatório.

Ocupação de leitos

Na última semana, foi registrado aumento na demanda por leitos públicos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A ocupação de leitos de UTI passou de 60%.

Medidas de controle

Os pesquisadores reforçaram a importância de intensificação das medidas de controle para retomar a desaceleração da transmissão do novo coronavírus em Alagoas.

"Lembramos que, enquanto não atingirmos uma imunidade coletiva, que será alcançada por meio da vacinação em massa, as medidas de controle continuam sendo o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social", diz outro trecho da pesquisa.

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL