Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras acontece nesta sexta, 8

O evento terá transmissão no YouTube Aperipê TV (Foto: Ascom/Funcap)

O Simpósio do Encontro Cultural acontecerá no próximo dia 08, semipresencial, com transmissão pelo canal de Youtube da Aperipê. O evento se inicia as 09h30 com fala da presidente da Funcap, Conceição Vieira e do prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala e será finalizado às 18h com Sarau Ensaio Secreto. O tema do Simpósio 2022 será escolhido através de enquete realizada nas redes sociais da Funcap.

Programação do Simpósio do XLVI Encontro Cultural de Laranjeiras

09:30h – Abertura Oficial  do XLVI Simpósio  do Encontro Cultural de Laranjeiras

Solenidade com fala da Presidente da Funcap|SE Professora Conceição Vieira  e do Prefeito de Laranjeiras Juca da  Bala

Transmissão Aperipê TV e YouTube Aperipê  TV

10hs – Conferência de Abertura :  Cultura Popular – Fortalecimento e Sustentabilidade

Palestrante: Dênio Azevedo(Profº Dr. Departamento Turismo-UFS)

Coordenador: Lindolfo Amaral (Pós-doutor em Artes Cênicas/membro do Grupo Imbuaça)

Transmissão Aperipê TV e YouTube Aperipê TV

11h – Mesa: Valorização do Patrimônio Imaterial para o Desenvolvimento do Estado

Palestrante: Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz-(Ex-diretor do DPI -IPhan)

Coordenadora: Terezinha Alves de Oliva (Profª Drª Emérita da UFS/ oradora do IHGSE)

13h30 – Mesa:  Sustentabilidade e Fortalecimento do Saber e Fazer

Palestrantes: Elinildo Marinho (Fundarpe) e Roberto Vasconcelos (coordenador de Cultura Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes-PE)

Mediador: Marcelo Rangel (Gestor Cultural, Mestre em Comunicação e Sociedade)

14:30h – Mesa:  Influencia da Cultura Laranjeirense no Cenário Estadual

Palestrantes: João Mouzart Oliveira Junior (Historiador, Arqueólogo e Antropólogo) e Verônica Maria Menezes Nunes (Profª Doutora Dep. Museologia da UFS)

Transmissão  YouTube Aperipê TV

16:30hs – Mesa( Conselho Estadual de Cultura e  PPGCULT/UFS): Pesquisas sobre Culturas Populares na Contemporaneidade. Participação de Mestrandos e Doutorandos da UFS.

Mediação: Fernando Aguiar (Profº. Dr.  Departamento de Museologia UFS  )

“Entre Josefas, rezas e rodas”: práxis do cuidado e empoderamento da mulher quilombola

Aluna: Maria Taíres dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Roberto dos Santos Lacerda -PPGCULT/UFS

“Cultura Popular e Educação Estética”: um estudo sobre o pastoril – Os elementos do Pastoril como uma possibilidade a efetuação de uma educação estética a partir da perspectiva de Denis Diderot.

Aluna: Edcley Vasconcelos Leite Serra

Orientadora: Profª Drª Christine Arndt de Santana – PPGCULT/UFS

A Imagem da Mulher Negra na Xilogravura de Jacira Moura

Aluna: Vilma Maria Santos Rebouças

Orientadora: ProfªDrªMarjorie Garrido Severo – PPGCULT/UFS

“O Indizível da Casa Sertaneja ou uma Poética dos Espaços”: um olhar transgressor sobre um patrimônio esquecido

Mariana Santos da Trindade

Orientador: Prof. Dr. Fernando José Ferreira Aguiar – PPGCULT/UFS

Festival de Parintins – Por trás dos bastidores da Ópera Cabocla

Aluna: Djane da Silva Sena

Orientadora: ProfªDrªNeila Maciel –  PPGCULT/UFS

“Mantilha de Renda e Coroa de Papelão”: Cultura Popular, Entre- lugar e Fronteiras nasTaieirasdeLaranjeiras-SE.

Aluna: Mirtes de Menezes Almeida.

Orientador: Prof. Dr. Fernando José Ferreira Aguiar – PPGCULT/UFS

Catadoras de Mangaba e (re) criação de Identidades: permanências e rupturas na tradição no Povoado Ribuleirinha – Estância/Se

Aluna: Ricardo Santana Santos

Orientador: Prof. Dr. Christian Jean Marie Boudou – PPGCULT/UFS

“Os festivais de cultura e os impactos gerados nos grupos de cultura popular”: uma análise a partir do São Gonçalo da Mussuca

Aluno:Denisson Cleber de Farias Santos

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Brazil – PPGCULT/UFS

O cotidiano e o reflexo das tradições e dos elementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum.

Aluna: Joelma Ferreira da Silva

Orientadores: Profª.  Drª Luana Foroni Andrade (PPGCULT/UFS)

e Co-orientador : Prof. Dr Toni Edson  Costa Santos ( UFAL )

“Ô gente, esse samba como é”: O Samba de Aboio e a manutenção das tradições.

Aluno: Luan Vinícius Carvalho de Almeida

Orientadora :ProfªDrª Alexandra   Gouvêa Dumas  (PPGCULT/UFS /  Escola  de  Teatro  da  UFBA )

O jogo tradicional como forma de entendimento do sujeito social: estabelecendo relações para manutenção do afeto.

Aluna: Adriana Gomes Lima

Orientadores: Profa. Dra. Rafaela Schiassi Hernandes ( PPGCULT) e Prof. Dr.  Luiz Godoy (FEF/Unicamp)

Transmissão  YouTube Aperipê TV

18h – Encerramento com Sarau Ensaio Secreto –  Participações: Mauá, Paulo Araújo, Tatá, Heitor Mendonça, João Victor, Lari Lima, Kleber Melo e Ton Toy

A Transmissão será no canal de YouTube Aperipê TV.

Fonte: Governo de Sergipe