Retorno das aulas regulares da Ufal está previsto para o dia 22 de fevereiro

Inicialmente as aulas serão on-line e obrigatórias

Por Redação com Ascom Ufal 07/01/2021 07h07
Retorno das aulas regulares da Ufal está previsto para o dia 22 de fevereiro
Foto: Ufal Arapiraca (Foto: arquivo)

A Universidade Federal de Alagoas informou ontem, quarta-feira, 06, que seu calendário acadêmico será retomado no dia 22 de fevereiro. As aulas são referentes aos semestres letivos 2020.1 e 2020.2.

A retomada do calendário acadêmico é de acordo com a Resolução 80, aprovada Ad Referendum do Conselho Universitário (Consuni) pelo reitor Josealdo Tonholo, no último 30 de dezembro. A resolução restabelece o calendário acadêmico do ensino de graduação do ano letivo 2020, interrompido em 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, as aulas serão on-line e obrigatórias, ao contrário do que ocorreu no Período Letivo Excepcional (PLE), que teve caráter facultativo para docentes e discentes.

Dentro deste cenário ainda de incertezas em relação à covid-19, o reitor justifica que a Ufal não tem condições de retomar as aulas presenciais. “São 27 mil estudantes e, desses, quase sete mil vêm de outros estados, de uma situação em que a pandemia não está sob controle. Então, toda e qualquer conversa sobre retorno presencial, sem vacina e sem toda a infraestrutura e condições de biossegurança, é muito arriscado. A gente não pode colocar vidas em risco, tanto dos nossos estudantes, quanto dos nossos servidores docentes e técnicos”, declarou.

Calendário acadêmico

Até o início do semestre letivo 2020.1, que será em 22 de fevereiro, o novo calendário acadêmico prevê prazos para vários procedimentos e os estudantes devem ficar atentos. De 18 a 29 deste mês será o período para requerer reabertura de matrícula, rematrícula e prorrogação de curso; de 26 a 28 será o período para confirmação de matrícula em disciplinas isoladas [alunos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior] no DRCA, em Maceió, e CRCAs, no interior; de 25 a 29 serão publicados os editais 2020.2 de reopção de cursos, mudança de turno, reingresso e reintegração, tudo isso no DRCA e CRCAs; e no dia 30 será o encerramento do PLE.

Em fevereiro haverá 15 dias de recesso acadêmico, de 1º a 15; de 8 a 12 serão feitos reajustes de matrícula na oferta acadêmica para 2020.1 nas respectivas coordenações de curso e na Prograd; de 8 a 12 também será feita análise dos Planos de Ensino dos docentes; e nos dias 18 e 19 haverá ajustes de matrícula nas coordenações de curso.

Confira a íntegra da Resolução 80 e anexo:
RESOLUÇÃO Nº. 80/2020-CONSUNI/UFAL