Ciência e Tecnologia

Ufal Arapiraca promove Simpósio Mundo Micro no combate à covid-19

Evento é on-line, totalmente gratuito e as inscrições ainda estão abertas

Por Assessoria 13/01/2021 10h39
Ufal Arapiraca promove Simpósio Mundo Micro no combate à covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

Nos dias 18 e 19 deste mês, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas promove o Simpósio Mundo Micro no Combate à Covid-19. A iniciativa é do projeto de extensão Mundo Microbiano que vai realizar um evento gratuito, on-line, dirigido a todas as áreas e com certificação de 10 horas. A transmissão será pelo canal do Youtube, às 18h.

As inscrições também são gratuitas e ainda podem ser feitas. Para se inscrever, o interessado deve seguir esse passo a passo: seguir o perfil @mundo_microbiano_ do Instagram; inscrever-se no canal no Youtube [o link do canal está na bio]; curtir a publicação do Instagram sobre as inscrições; marcar três amigos nos comentários; e solicitar seu link de inscrição no evento no direct.

Durante as duas noites serão abordados temas relacionados à microbiologia, fisiopatologia, imunologia, farmacoterapia e epidemiologia com ênfase na covid-19.

Além do evento, a equipe do projeto também vai realizar uma pesquisa on-line, comprovando que se trata de ação de educação em saúde pela internet. Será aplicado um questionário para avaliar a eficácia desse tipo de evento virtual como potente disseminador de conhecimento. O grupo envolvido que avaliar, por meio do questionário o quanto o simpósio ajudou os participantes a aprenderem sobre a covid-19.

Programação

Na segunda (18), às 18h, Ana Maria, técnica do Laboratório de Pesquisa em Virologia e Imunologia da Ufal, vai falar sobre características gerais dos vírus. Às 19h, será a vez de Celso Marcos, professor do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca e diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde  de Arapiraca, abordar o tema Fisiologia da covid-19. Às 20h, o tema abordado será Diagnóstico da covid-19, com o palestrante Anderson Leite, técnico do Laboratório de Farmacologia e Imunidade da Ufal e gerente do Lacen-AL. Às 21h, Luciana Pacheco, médica e professora da Uncisal, vai falar sobre Medidas de prevenção e risco de contágio.

Na terça (19), o evento recomeça às 18h, com a palestra do professor da Facene, Luiz Agra, sobre Vacinas e perspectivas futuras. Às 19h, a professora de Farmacologia da Ufal, Eliane Campesatto, vai abordar o tema Medicações na covid-19 e riscos da automedicação. Fechando o evento, Carlos Dorneles, professor do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca, fará a palestra,  às 20h, sobre Epidemiologia da covid-19 e a curva de contágio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].