Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
Pernambuco
Espírito Santo
Espírito Santo

Coronavírus

Estudo aponta que 699 pessoas tomaram 3 doses de vacina contra Covid no Estado

Imagem ilustrativa da imagem Estudo aponta que 699 pessoas tomaram 3 doses de vacina contra Covid no Estado
Estado quer forçar municípios a acelerarem a imunização |  Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Um estudo realizado por um consórcio de universidades brasileiras mostrou que 699 pessoas tomaram três doses da vacina contra a Covid-19 no Estado, sendo que nem todas elas são moradoras do Espírito Santo.

A pesquisa é de iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (LED/Ufal) e faz parte do projeto nacional ModCovid-19.

Os pesquisadores desenvolveram uma plataforma digital, o Painel de Vacinação-Covid-19 ou Vacinômetro, que mostra inconsistências, atrasos, ritmo e projeções para o término da vacinação no País.

Os dados utilizados são do DataSUS, disponibilizados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal, Krerley Oliveira, ao todo, foram 1.883 doses aplicadas em pessoas que tomaram três doses ou mais (incluindo a primeira e a segunda dose).

“O objetivo com o estudo é ajudar a população a entender os dados do processo de vacinação”, ressaltou o pesquisador.

Na última segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou que, nesta semana, será finalizado um documento que apresenta análises feitas com os municípios sobre uma auditoria da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

A ação apontou que os registros de aplicação de doses mostram 408 casos em que o portador de um mesmo CPF teria recebido mais de três doses de vacina.

A Secretaria de Estado da Saúde disse que o relatório está sendo produzido e, assim que finalizado, será apresentado à imprensa. O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPE-ES) informou que ainda não recebeu o relatório conclusivo da Secont, para análise e adoção das medidas.

Disse, ainda, que as denúncias recebidas serão investigadas e, uma vez comprovadas, “serão adotadas as medidas cabíveis”.