Por Caroline Giantomaso, G1 Piracicaba e Região

Vacina contra Covid-19 na Vigilância Epidemiológica de Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Um modelo matemático criado por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) projeta o fim da vacinação contra a Covid-19 em Piracicaba (SP) para dezembro de 2023.

O grupo de pesquisadores de várias universidades do Brasil fez a projeção para todos os municípios do país, considerando o ritmo de vacinação de segundas doses dos últimos 30 dias e a quantidade de pessoas referente a 80% da população acima de 20 anos.

Os dados da imunização utilizados para os cálculos são do Ministério da Saúde. Em Piracicaba o modelo projeta o fim da vacinação em Piracicaba para 27 de dezembro de 2023. O ritmo da vacinação no município por dia é de 811 primeiras doses e 220 segundas doses nesta segunda-feira (31), mas o dado pode mudar diariamente, conforme a imunização avança.

Segundo Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal do Alagoas (Ufal) e do estudo que resultou no modelo matemático, a data prevista de término da imunização pode variar, dependendo da chegada de novas doses, aumento ou diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios.

"Se você analisar os dados de Piracicaba, talvez o que esteja ocorrendo seja uma redução grande no número de segundas doses, que pode ser uma redução momentânea. Talvez no próximo mês aumente o ritmo de segundas doses e esse número reduza para 500, 400 dias [para o fim da vacinação]", explicou.

O pesquisador ressaltou que a estimativa se baseia no ritmo atual, que é de 220 segundas doses por dia. Se esse ritmo aumentar, o número de dias até o fim da imunização é reduzido.

"Essas estimativas são estimativas grosseiras, ou seja, elas podem mudar. São o melhor que a gente tem nesse momento, porque a gente só tem essa realidade de aplicações [...] Mas basta chegarem vacinas que o SUS dá conta de vacinar rapidamente a população", enfatizou.

Outro fator apontado por Krerley que não pôde ser mensurado no modelo matemático é a vontade e possibilidade da população em tomar o imunizante. "O quanto as pessoas estão procurando a segunda dose", explicou.

Ferramenta para gestores

O pesquisador explicou que um dos objetivos do painel de dados é oferecer soluções aos municípios. "O nosso objetivo é tratar esses dados e oferecer à população, que inclui os gestores do país, um painel com informações relevantes de maneira prática para ser consumido por cada município", afirmou Oliveira.

Como exemplo, citou casos de que pessoas que tomaram uma única dose da vacina e essa dose foi registrada no sistema como uma segunda dose. "O município tem que corrigir isso, só que municípios pequenos, principalmente, tem limitações em equipe, em tempo. A gente está construindo soluções para eles irem no site, baixar o relatório e irem fazer a atualização na plataforma."

"São soluções para ajudar os municípios a planejarem a vacinação. Essa é nossa principal motivação, a gente tem construído esse tipo de solução para pequenos municípios", afirmou.

Oliveira também explica que a base de dados que o grupo utiliza para atualizar o painel é muito grande e para abrir essas informações é necessário ter habilidades e ferramentas, que nem todo município possui.

Faixa etária e demanda de doses

O modelo matemático também mostra a cobertura vacinal de cada dose da vacina por faixa etária e sexo. Por exemplo, para população com 80 anos ou mais, entre 6.762 mulheres, 6.217 tomaram a primeira dose e 5.202 a segunda. Já entre os homens, são 3.894, sendo que 3.399 tomaram uma dose e 2.796 receberam o reforço.

Já de 60 a 64 anos, por exemplo, entre as 10.953 mulheres, 6.823 tomaram uma dose da vacina e 908 a segunda dose.

Outro dado explorado pela plataforma é a demanda de doses por dia. Se refere ao número total acumulado de doses necessárias para aplicar a segunda dose nas pessoas cujo o prazo máximo de aplicação vence nos próximos dias.

Nesse caso, na cidade de Piracicaba, para esta terça-feira (1º) seriam necessárias 15,6 mil doses. A previsão vai até 22 de agosto, quando se encerra o prazo para segunda dose de quem tomou a primeira no domingo (30). Nesse dia, a cidade deve ter uma demanda de 48,6 mil doses, conforme prevê o modelo.

VÍDEOS: acompanhe as reportagens sobre coronavírus