Dólar com. 5.0723
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
16/06/2021 às 12h00

Geral

Em parceria com o projeto Sorriso de Plantão, história em quadrinhos com o tema 'anestesia' é lançada

HQ pode ser baixada gratuitamente e busca tranquilizar as crianças sobre os procedimentos médicos, que podem parecer assustadores para elas

Divulgação

Com o objetivo de explicar para crianças, de maneira lúdica, os procedimentos médicos, foi lançada a história em quadrinhos "O mundo mágico da salinha do aquário''. Esta é a segunda edição do Colorinando, desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação em Design (LED) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa conta com a parceria do projeto de extensão Sorriso de Plantão (da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal), o Studio Pau Brasil, a Liga Acadêmica de Infectologia, o Centro Universitário Unifacisa e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

A segunda edição da colorinando é dedicada a apresentar às crianças como se dá o processo de anestesia. A história retrata os procedimentos médicos que muitas vezes parecem assustadores para as crianças, possibilitando maior tranquilidade aos pequenos pacientes de clínicas e hospitais. "A equipe do LED desenvolveu os personagens e montou as páginas sempre buscando como referência o ambiente hospitalar onde a narrativa se passa, nesta edição, a 'salinha do aquário' é o local onde as crianças iniciam o processo pré-operatório", conta Juliana Donato, coordenadora do LED.

Ainda segundo Juliana Donato,nesta segunda edição, os profissionais da saúde atuaram em um processo de validação contínua em todas as etapas do projeto. O Sorriso de Plantão é nosso grande parceiro na divulgação dos projetos e inserção do material produzido - as histórias em quadrinhos e o material oriundo delas como material para pintura", complementou a coordenadora do LED.

O Projeto Colorinando reúne uma série de histórias em quadrinhos, voltadas para o público infantil, abordando temáticas relacionadas à saúde. Na primeira edição, a HQ traz informações gerais sobre a Covid-19, orientando as crianças sobre os cuidados e meios de prevenção ao contágio. A próxima edição será sobre prevenção de acidentes em casa com crianças. As edições estão disponíveis para download gratuito no link https://www.led-ufal.com/colorinando

Fonte: Ascom Uncisal