Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Comunidade quilombola mais isolada de Alagoas concentra alto número de pessoas albinas

Durante visita ao local, o secretário Paulo Roberto esteve acompanhado do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e de professores da universidade

Filús é considerado o quilombo geograficamente mais isolado do estado de Alagoas e se distingue pelo alto número de pessoas albinas, segundo o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, que visitou a comunidade situada na Serra dos Cachorros, no último final de semana (26 e 27 de junho).

Segundo informações coletadas pela SNPIR, dos 170 quilombolas que constitui o grupo, 10 portam a condição, correspondendo a 5,8% do total de pessoas. A incidência na população mundial é de uma para cada 17.000 pessoas, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Leia também

Um acordo foi ratificado em dezembro de 2020 para a construção de políticas públicas e melhorias no atendimento a pessoas albinas, com investimento de R$ 71 milhões.

O capital será repassado aos municípios que catalogaram o atendimento de pessoas albinas em serviços da Atenção Primária nos últimos quatro anos.

População albina no Quilombo Filús. Rúben Camargos

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) informou que "um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde [foi estabelecido] para reunirmos esforços no sentido de conhecermos os albinos, quantificar e qualificar o atendimento e, assim, realizar ações efetivas na melhoria da qualidade de vida deles."

Além da ampliação do cadastro dessa população, a colaboração corrobora as ações de promoção, prevenção e cuidados ofertados às pessoas com albinismo na atenção primária. Neste momento, cerca de 95% da assistência entre a população albina se sucede em hospitais e emergências.

Quilombos em Alagoas

Existem 69 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares em Alagoas. A certificação é fundamental para resguardar a cultura, a preservação dos saberes e a valorização da história dessas populações.

Por conta da exposição prolongada ao sol, Amauri da Silva é um dos residentes de Filús, teve câncer de pele e careceu de três cirurgias na região do rosto. A mãe de Amauri faleceu por conta da mesma doença. “Quando ela resolveu se cuidar, o câncer já estava bastante avançado e não deu tempo”, lamentou ele.

Albinismo

É uma doença genética hereditária que faz com que as células do corpo não sejam aptas de produzir melanina, que é um pigmento que, quando está em deficiência, resulta em falta de cor na pele, olhos, pelos e cabelos

Alguns problemas ocasionados por esta condição rara são: baixa visão, problemas e lesões de pele, queimaduras solares e fotoenvelhecimento. O albinismo acomete todas as raças em todo o mundo, independentemente do sexo, etnia ou condição social.

Paulo Roberto, esteve na comunidade quilombola Filús, acompanhado d reitor da UFAL, localizada na Serra dos Cachorros, nos últimos sábado e domingo (26 e 27). Rúben Camargos

Agenda

No quilombo, o secretário Paulo Roberto esteve acompanhado do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e de professores da universidade.

Durante a visita, o gestor ainda se reuniu com equipes da Faculdade de Medicina, com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFAL e da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos, para averiguar a implicação das cotas na instituição de ensino.

No município de União dos Palmares, Paulo Roberto acompanhou a decisão da Copa Zumbi de futebol Sub-20 e foi a Serra da Barriga, patrimônio Cultural Brasileiro, inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico desde 1986. O local recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul em maio de 2017.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store