Logo O POVO+
Reportagem Especial

Quantos dias faltam para todos os cearenses serem vacinados contra a Covid?

Matemáticos desenvolvem plataforma que projeta as datas finais da vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios do Brasil. Confira quais os prazos estipulados para as cidades cearenses

Tipo Notícia Por

Eis o tempo necessário para, no ritmo atual, toda a população cearense ser vacinada contra o novo coronavírus. O resultado foi obtido a partir da plataforma “Painel da vacinação - Covid-19”, desenvolvida em parceria de pesquisadores de quatro diferentes universidades brasileiras.

Levando em consideração informações do Governo Federal, matemáticos formularam um cálculo em que é possível projetar o dia em que a população brasileira, município a município, deverá ser totalmente imunizada, com todas as doses, contra a doença que assola o País desde março de 2020.

Daquele mês em diante, a propósito, diversos pesquisadores se juntaram para criar a iniciativa ModCovid19 , cujo objetivo é tentar oferecer aos brasileiros respostas para questões “ainda não claramente respondidas” a respeito da pandemia. Os estudiosos fazem parte das seguintes instituições:

Os pesquisadores têm empreendido esforços para desenvolver modelos matemáticos capazes de simular fenômenos, comportamentos e possíveis cenários ligados à doença no Brasil.

“Nossa motivação é oferecer à população informações que não estão em lugar nenhum sobre a vacinação contra a Covid-19”, evidencia o professor Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal, sobre a criação do Painel da Vacinação.

Na plataforma, é possível acompanhar o total de doses aplicadas, o ritmo de vacinação, bem como as previsões sobre o fim da imunização no território nacional. Para isso, são levados em consideração dois fatores:

A base para dar tais informações a respeito dos imunizantes é disponibilizada pelo Governo Federal. Nesses dados oficiais, no entanto, são apresentadas algumas “inconsistências” que podem causar confusão na hora da leitura.

Entre as incoerências estão algumas que são até curiosas como, dados de pessoas vacinadas que teriam:

Mas esses erros foram devidamente excluídos para possibilitar as análises, conforme explica Adriano Barbosa, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal da Grande Dourados (Facet/UFGD).

A partir disso, é possível indicar que as informações mostradas tenham menos erros e sejam mais próximas da realidade do que aquelas divulgadas oficialmente.

Preocupação com a segunda dose

Em conversa por telefone com OP+, Adriano e Krerley enfatizaram que as estimativas dadas pela plataforma não são determinantes, nem um veredito sobre o que vai acontecer no que diz respeito à vacinação da população.

“Elas são muito sensíveis à disponibilização de vacinas”, declaram, explicando que, uma vez que haja o aumento do número de vacinas ofertadas, menor será o tempo para os imunizantes chegarem aos braços dos brasileiros – a lógica também vale no seu inverso.

Por outro lado, os matemáticos ainda demonstraram preocupação com os atrasos para a realização do cronograma completo da imunização.

“As pessoas precisam tomar a segunda dose e o Poder Público considerar essas informações. Nós queremos ser uma ferramenta para que o Estado possa planejar o ritmo da segunda dose para que ninguém interrompa o processo de imunização”, afirmam.

Cada fabricante de vacina estipula o prazo para imunização das pessoas entre uma dose e outra. O eventual atraso pode até não comprometer a eficácia do imunizante, mas causa demora na efetividade do combate à pandemia.

Diferença nas projeções de vacinação

A plataforma “Painel da Vacinação - Covid-19” aponta 9 de abril de 2023 como a data limite para que toda a população brasileira esteja imunizada. A projeção está baseada no ritmo de vacinação atual: 366.722 aplicações da primeira dose e 150.549 aplicações das segundas doses, por dia.

Quando são colocadas lupas sobre os estados e os municípios, no entanto, é perceptível que esse ritmo e, consequentemente, os prazos variam de local a local.

O Ceará, por exemplo, está com prazo posterior ao do País. Sua estimativa para o fim da vacinação está projetada para 31 de julho de 2023. Mas como isso seria possível? Conforme diz a própria plataforma, a explicação é de que o ritmo de vacinação no Estado atualmente é mais lento do que o ritmo do País todo.

“É claro que essa informação é um pouco delicada, já que não é possível terminar a vacinação no País sem ter vacinado todos os estados. Mas isso se explica porque a projeção, que é feita exclusivamente em cima dos dados disponibilizados pelo Governo, utiliza o ritmo da vacinação em cada região. Regiões que estão com o ritmo de vacinação mais lento que a média brasileira têm datas finais mais futuras. Regiões com o ritmo de vacinação mais rápido que a média brasileira têm datas anteriores”, confirmou.

No Ceará, há município com previsão para 7 de setembro de... 2996!!!

A vacinação no Ceará ocorre de maneiras distintas a depender do município. Enquanto General Sampaio, por exemplo, que tem o prazo para o fim da vacinação – datado em 18 de dezembro deste ano –, algumas bizarrices são visíveis em outras localidades.

As maiores delas estão em Maranguape, Cascavel, Camocim, Russas e São Luís do Curu, que estão com previsões para muito além do século atual. Maranguape é o pior, com projeção final para o ano de 2996.

Por se tratar de um cálculo matemático, a explicação, como dito anteriormente, está no ritmo de vacinação desses locais, que estão realizando em média apenas uma aplicação da segunda dose da vacina por dia, o que joga a estimativa para o fim da vacinação para um futuro muito distante. No momento em que os dados são atualizados, o cálculo modifica os dados da previsão do final da vacinação.

O que você achou desse conteúdo?