Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > MACEIÓ

Estudante conclui doutorado em Linguística na Ufal aos 24 anos

Silvio Nunes cursou graduação, especialização, mestrado e doutorado no período de nove anos

A trajetória acadêmica de Silvio Nunes é impressionante. No intervalo de nove anos, ele cursou a graduação em Letras-Português na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e fez a especialização, o mestrado e o doutorado em Linguística na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Agora, aos 24 anos, ele está entre os mais jovens doutores do país.

A cronologia acadêmica de Silvio é a seguinte: conclusão do ensino médio, em 2012; graduação em Letras, em 2016; Especialização em 2017, dissertação de mestrado defendida em 2019; tese de doutorado defendida em 13 de maio de 2021. O rapaz sempre estudou em instituições públicas e, atualmente, é professor substituto de Linguística da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios-AL.

Leia também

Essas conquistas acadêmicas são fruto de uma grande dedicação aos estudos. “Cursei ensino fundamental e médio em escolas do município de Maribondo. Gosto de estudar desde muito cedo. Minha mãe é professora do fundamental e foi com ela que aprendi a ler, a escrever e algumas outras habilidades, antes mesmo de chegar no ensino fundamental”, narrou o jovem.

Como sempre admirou a profissão da mãe, Silvio seguiu o caminho da licenciatura. “Sonhava em um dia ocupar essa posição, especialmente na rede pública. Com 15 anos, quando cursei o último ano do ensino médio, precisei me preparar para o Enem e os vestibulares de modo bastante autônomo. Quando chegava da escola dedicava um tempo para estudar questões de provas já aplicadas (de Enem e vestibulares de universidades estaduais), bem como assistir a videoaulas”, contou o jovem.

Com tanta dedicação, o objetivo começou a ser alcançado quando Silvio Nunes foi aprovado no curso de Letras-Português da Uneal, no início de 2013, aos 16 anos. “Concluí o curso no segundo semestre de 2016. Logo depois, em março de 2017, iniciei o mestrado em Linguística na Ufal. Em maio de 2021, concluí o doutorado também na Ufal”, detalhou Silvio.

O jovem doutor compartilha as alegrias e as motivações de cada etapa alcançada. “Costumo dizer que essa conquista foi coletiva. Não me aproprio do discurso da meritocracia por este não possibilitar uma articulação com o social. Cheguei ao doutorado porque aproveitei as oportunidades que as universidades públicas e gratuitas me deram. Minha família, meus amigos, minha orientadora, Rita Zozzoli, professores, grupos de pesquisa, foram essenciais para alcançar essa meta”, destacou Silvio.

O pesquisador pretende continuar trabalhando para a melhoria da qualidade do ensino público. “Concluir o doutorado, para mim, foi uma grande realização profissional que me permite alçar voos mais altos e novos desafios. Minhas pesquisas de mestrado e doutorado tiveram foco no ensino (fundamental e superior) de língua portuguesa. Academicamente, meu interesse é de realizar estudo sobre formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada, área na qual estou situado há alguns anos”, ressaltou.

Silvio Nunes espera que as universidades públicas sejam fortalecidas, porque é nelas que pretende atuar. As universidades federais estão sofrendo cortes nos orçamentos que comprometem, inclusive, a possibilidade de realização de concursos públicos, mas, a perspectiva é que a situação precisa mudar. “Profissionalmente, meu objetivo é ser aprovado em concurso para professor efetivo de alguma instituição pública de ensino superior”, concluiu o pesquisador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store