OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de maio de 2024

11/05/2021 às 18:20

Teca Nelma debate cortes de repasses às universidades, em reunião na Ufal

A vereadora Teca Nelma criticou os cortes do governo federal nos repasses às universidades, o que tem gerado fortes crises no ensino superior. O debate aconteceu em reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo e a deputada federal Tereza Nelma, nesta segunda-feira (10). “O corte nos repasses de 2021 chegam a R$ 1 bilhão, em todo o país. Isso está comprometendo gravemente o funcionamento das universidades. Aqui em Alagoas, a Ufal sofre com um desfalque de R$ 42 milhões, que atinge diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão”, disse a vereadora.

Teca Nelma reforça ainda que os cortes ameaçam a assistência estudantil e a permanência dos mais vulneráveis na universidade. “Nosso maior medo é a evasão dos estudantes de graduação. Muitos deles tiveram suas bolsas de estudos cortadas. Parte desses estudantes enfrentam uma situação de extrema vulnerabilidade, sem dinheiro até para passagem e alimentação, e sem condições de continuar seus estudos”.

“O direito à educação é constitucional. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Maceió seguirei defendendo a educação. A Ufal pode sempre contar com meu empenho pelo fomento da educação pública e superior. Temos aqui a deputada Tereza Nelma, que certamente lutará bravamente em Brasília pela recomposição do orçamento da Ufal”, completou Teca.

Assim como da Universidade, a manutenção do Hospital Universitário também foi posto na pauta da reunião. A deputada federal Tereza Nelma, atual coordenadora da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, debateu investimentos, através de emendas parlamentares, para a instalação de um novo acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de pacientes com Câncer.

Também foi debatido a destinação de recursos para o Observatório de Educação de Alagoas. Um programa de extensão da Ufal que busca criar uma troca de conhecimentos entre a universidade e a sociedade. Em janeiro deste ano a vereadora esteve em uma reunião de apresentação do projeto e reforçou que promover melhorias na educação é um dos principais objetivos do seu mandato. “A pobreza e a fome fomentam a evasão escolar. Estou sempre presente nos bairros mais pobres, então acompanho essa realidade de perto. O Observatório vai estreitar essa relação e mostrar, através de dados concretos, que é com educação que mudaremos nosso país, apesar das infelizes ações do atual governo federal”, finalizou Teca Nelma.

Ascom Teca Nelma