Por G1 AL


Molusco raro que vive no Oceano Atlântico é encontrado em praias de Alagoas

Molusco raro que vive no Oceano Atlântico é encontrado em praias de Alagoas

Moluscos conhecidos por Dragão Azul foram vistos nos últimos dias, sem vida, na praia de Riacho Doce, em Maceió, no Litoral Sul de Alagoas. A aparição chamou a atenção de banhistas e biólogos do estado.

O biólogo Higor Rodrigues explicou que o molusco normalmente aparece no Oceano Atlântico e outras praias do Brasil. “Essa espécie é parente dos caracóis, caramujos, polvos”, disse.

O pesquisador acredita que os animais podem ter vindo para praias do estado através de correntes marítimas ou pela mudança de ventos.

“O dragão azul é um animal predador que se alimenta de caravelas portuguesas e águas vivas. A presença desses bichos pode estar relacionada com a densidade demográfica das águas vivas”, explicou Rodrigues.

O Glaucus atlanticus, conhecido por lesma do mar ou dragão azul, é mais visto na costa da Europa, África, água subtropical e tropical.

O professor Claudio Sampaio, especialista em animais marinhos e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Penedo, disse que o animal não causa problemas ao ser humano e orienta o que fazer caso encontre o dragão azul nas areias ou no banho de mar.

“Sugerimos que você observe, que aproveite o momento porque é um animal raro e faça fotos e vídeos para que depois esse material seja encaminhado para institutos de pesquisa e ongs. Essas informações são úteis para um maior conhecimento sobre a biodiversidade matinha das nossas praias”, falou Sampaio.

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!