Por G1 AL


Vacina vacinação contra Covid em Maceió, Alagoas — Foto: Rafa Chafer

Pesquisadores de universidades brasileiras avaliaram o ritmo da vacinação contra Covid-19 no Brasil e, por meio de modelo matemático, traçaram a seguinte estimativa: a imunização só deve ser concluída em Alagoas em março de 2023.

Os cálculos também apontam a situação nas capitais e no país. A vacinação em Maceió deve ser encerrada somente em agosto de 2023.

A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL, e o projeto conta com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP) (clique aqui e veja todos os dados).

O sistema utiliza os dados disponibilizados pelo Governo Federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.

“Na base fornecida pelo Governo, existem milhões de dados com problemas. Há dados de vacinados que teriam nascido no século XIX, recebido a segunda dose em uma data anterior à primeira, recebido mais de uma dose no mesmo dia, recebido apenas a segunda dose, recebido vacinas diferentes e recebido a vacina antes de 2021. Nós fazemos a limpeza desses dados, fazendo com que as informações que mostramos tenham menos erros e sejam mais próximas da realidade do que as disponibilizadas oficialmente”, explica o professor Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL.

Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada.

A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios.

Maceió vacina últimos grupos prioritários

Maceió tem dia com maior número de pessoas vacinadas contra a Covid

Maceió tem dia com maior número de pessoas vacinadas contra a Covid

Assista aos vídeos mais recentes do G1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!