Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Governo de São Paulo

Um Consórcio de Universidades Brasileiras fez uma projeção de quando vacinação contra a Covid-19 será concluída no Brasil. Levando em consideração dados de até 15 de maio, a previsão é de que a imunização seja finalizada apenas em 25 de dezembro de 2022.

A pesquisa levou em consideração as informações disponibilizadas pelo governo federal sobre o ritmo de vacinação em cada cidade. Dessa maneira, foi possível projetar quando toda a população terá recebido as duas doses. Outro critério usado no estudo foi o ritmo da vacinação nos últimos 30 dias.

Mas, é importante ressaltar, que a previsão sobre o fim da campanha de vacinação é sempre atualizada e pode ter mudanças ao longo dos próximos meses. É levado em consideração a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação, e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante, como a falta de insumos para produção de vacinas, número de postos de vacinação e o desejo da população em se vacinar.

Para o professor Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), uma das dificuldades da pesquisa foi remover as inconsistências nos dados oficiais: “Na base fornecida pelo governo, existem milhões de dados com problemas. Há dados de vacinados que teriam nascido no século 19, recebido a segunda dose em uma data anterior à primeira, recebido mais de uma dose no mesmo dia, recebido apenas a segunda dose, recebido vacinas diferentes e recebido a vacina antes de 2021”.

Leia também: "Eu sou a favor das vacinas, essa é minha luta", diz Mayra Pinheiro à CPI da Covid

Segundo ele, apenas com a limpeza dos dados, as informações ficaram mais próximas da realidade e com menos erros.

O consórcio de universidades é liderado pelo USP e conta com o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de Campinas (Unicamp), pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro (IMPA), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).