Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Cresce o nº de óbitos e estoque de testes para Covid em AL é crítico, alerta Observatório da Ufal

Estado tem mais de 18 mil casos de Covid-19 em investigação; na última semana, foram 126 vidas perdidas para a doença

A situação da pandemia em Alagoas está cada vez mais preocupante. Pelo menos é o que apontam os dados do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC) divulgados nesta segunda-feira (31). Na última semana, o estado atingiu o recorde de exames pendentes, com um total de 18.335 casos em investigação nesse domingo (30), está com um estoque considerado crítico do teste RT-PCR e testes rápidos, e teve um aumento de 14% no número de óbitos causados pela Covid-19, com 126 vidas perdidas.

De acordo com o Observatório, os estoques do RT-PCR e dos testes rápidos atualmente são de 2.210 e 11.945, respectivamente. O estado testou 6.660 pessoas no decorrer da última semana, mantendo a elevada proporção de resultados positivos das semanas anteriores. A política de testagem do estado pode sofrer maiores gargalos caso haja falta de suprimentos, alerta que se acende com os dados apresentados pelo último boletim de testes divulgado pela Sesau.

Leia também

A semana se encerrou com um número levemente menor de casos confirmados (-5%), ainda no platô acima dos 4.000 casos que vêm sendo observados nas últimas semanas. O número de óbitos, contudo, aumentou 14%: 126 vidas perdidas. Entre as doze regiões analisadas pelo Observatório, cinco tiveram aumento de casos, e sete de óbitos. Maceió, que vinha registrando quedas em ambos os indicadores, apresentou um aumento nos dois na 21ª Semana.

Foram cinco semanas de queda no número de óbitos confirmados semanalmente, indicador que voltou a subir. Arapiraca e a 1ª Região Sanitária apresentaram as maiores incidências de casos (261 e 153 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente). Nos óbitos, os maiores números foram da 6ª Região Sanitária e da 2ª Região Sanitária, com 6,8 e 5,4 mortes para cada 100 mil habitantes.).

A tendência de alta na ocupação de UTIs se manteve na semana: a taxa de ocupação superou os 90%, e passou toda a semana acima dos 80%, patamar onde medidas rígidas de isolamento social são aconselhadas pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE). No último sábado, dos nove municípios com leitos de UTI, seis apresentavam lotação acima dos 90%, e outros dois acima de 80%.

Palmeira dos Índios, por exemplo, se encontrava com 100% de lotação neste domingo (30). Arapiraca, segunda maior cidade do estado e que normalmente apresenta incidência elevada de casos, 95%. São Miguel dos Campos também se encontrava com 95% de lotação, seguida de Santana do Ipanema (93%), Maceió (90%), Porto Calvo (90%), Coruripe (87%) e Penedo (80%).

Vacinação em Alagoas

Foram aplicadas 93.461 doses no estado durante a 21ª Semana Epidemiológica, um aumento de 13% em relação à semana anterior. Apesar da contínua tendência de aceleração, o número segue baixo se levada em conta a meta de vacinar toda a população adulta do estado até o fim do ano. Foram 962 mil doses aplicadas, de 4,4 milhões necessárias para atingirmos todo o grupo almejado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store