Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Em carta aberta, UFAL diz que sofre uma das maiores crises financeiras de sua história

“Sem dinheiro em caixa, a UFAL vive hoje uma das maiores crises financeiras de sua história”, diz trecho do documento publicado pela universidade

Em carta aberta publicada nesta terça-feira (16), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) revelou que a situação financeira e orçamentária precária dos últimos anos se agravou em 2021 devido à pandemia de Covid-19 e cita que o corte orçamentário para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) atingiu mais de 1 bilhão de reais.

"A Ufal só recebeu R$ 1,63 milhão relativos à parcela do Pnaes de janeiro de 2021. Mesmo diante de todas as tratativas, ainda não houve repasse de recursos referentes a fevereiro e, para março, ainda não há informações concretas do Governo Federal. Esta demora nos repasses tem motivado um atraso generalizado no pagamento de bolsas a nossos(as) estudantes", informa trecho do documento.

Leia também

Na carta, a UFAL expôs que, dentro do orçamento definido pelo Governo Federal em 2020, que ficou em cerca de R$ 890 milhões, todos os compromissos financeiros foram honrados, mas o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, apesar de ser maior, cerca de R$ 900 milhões, faz com que o orçamento da instituição tenha uma brutal queda na perspectiva de financiamento de suas atividades em 2021.

O PLOA de 2021 revela um corte de 27% do custeio (recursos aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, manutenção dos laboratórios e salas de aulas, energia, internet, bolsas e benefícios a estudantes, entre outras) e ainda outro corte de 33% em investimentos (valores aplicados no patrimônio, tais como obras, construções, instalações e aquisição de equipamentos, etc).

"Sem dinheiro em caixa, a Ufal vive hoje uma das maiores crises financeiras de sua história. Mas, repetimos, não vamos desistir. Vamos lutar e vamos vencer!", diz outro trecho da carta.

A gestão da Universidade Federal de Alagoas afirma que mantém diálogo com as autoridades responsáveis, o Ministério da Educação (MEC), com os prefeitos das cidades onde a instituição se faz presente e com a sociedade alagoana, com objetivo de sensibilizá-los sobre a importância acadêmica e econômica da UFAL.

A carta é assinada pelo Reitor Josealdo Tonholo, a Vice-Reitora Eliane Cavalcanti, o Pró-Reitor de Gestão Institucional, Arnóbio Cavalcanti, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, o Pró-Reitor de Extensão, Clayton Santos, o Pró-Reitor de Graduação, Amauri Barros, o Pró-Reitor Estudantil, Alexandre Marques e o Superintendente da SINFRA, Dilson Ferreira.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store