Cidades

Projeto incentiva consciência ambiental

De forma lúdica, Mar à Vista apresenta produções audiovisuais sobre a APA Costa dos Corais ao público infantil

Por Lucas França com Tribuna Independente 02/03/2021 10h01
Projeto incentiva consciência ambiental
Reprodução - Foto: Assessoria

Com 15 episódios publicados no canal do YouTube do Laboratório de Conservação (Lacos21) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto de animação “Mar à Vista’’ compartilha conhecimentos de conservação ambiental, ecologia e impactos ambientais de forma lúdica em produções audiovisuais voltas ao público infantil.

Na primeira temporada, o Mar à Vista apresenta ao público à APA Costa dos Corais. Além de conhecimentos sobre conservação ambiental, o projeto também enfatiza a cultura alagoana com personagens tipicamente nordestinos evidenciando o sotaque da região. A produção utiliza músicas autorais nas narrativas de cada episódio.

Para falar um pouco mais sobre o projeto, o TH Entrevista desta semana recebeu duas integrantes do projeto. A Dâmaris Beatriz que é roteirista no Mar à Vista, e faz também uma personagem humana na animação, e a Bruna Barbosa que também faz uma personagem e participa na elaboração do material de sensibilização ambiental para hotéis e restaurantes, chamado de a Cartilha: “Criança consciente cuida do meio ambiente”.

Dâmaris explica que o projeto teve que ser adaptado por conta da pandemia. “O projeto inicial era para contar histórias sobre a APA Costa dos Corais por meio de fantoches, mas, com o início do isolamento social, tivemos que buscar alternativas para continuar o projeto, e transformamos os roteiros em desenho animado’’, diz a roteirista.

Já Bruna Beatriz esclarece que apesar de ser um projeto de animação voltado para o público infantil, os adultos também podem adquirir conhecimento sobre a temática de forma leve e com aventuras que traz muita informação. “A ideia é conscientizar, levar conhecimento sobre a APA dos Corais de forma lúdica, mas que tenha impacto para quem está assistindo ou acompanhando a história’’.

A professora Ana Malhado – uma das coordenadoras do projeto diz que é uma iniciativa muito bacana que agrega também estudantes do ensino médio e graduandos da Ufal. “É com alegria e muita motivação que compartilhamos com vocês a primeira temporada completa da Animação Mar à Vista. Não desistimos dos fantoches, é claro! A ideia é levar a nossa turminha para escolas e outras áreas de convivência. Mas, com a pandemia, precisamos nos adaptar’’, disse.

Ela lembra que também das parcerias. “O projeto conta com uma equipe de aproximadamente 20 voluntários, é desenvolvida pela Ufal, em parceria com o ICMBio, e conta com apoio da Fapeal, CNPq, e Fundo Newton/British Council’’, lembra Malhado.

Bruna e Dâmaris ressaltam que os personagens carregam alagoanidade começando pelos seus nomes - (Graciliano Ramos, Dandara dos Palmares, Arthur Ramos, Nise da Silveira e Linda Mascarenhas).

Todo o conteúdo produzido está sendo disponibilizado no YouTube do Lacos21 no endereço http://youtube.com/lacos21. E a Entrevista com as duas integrantes do projeto você confere no Portal Tribuna no YouTube e no Tribunahoje.com.