Inscritos no Enade devem preencher questionário até sábado (13)

12/11/2021
Inscritos no Enade devem preencher questionário até sábado (13)
“O questionário é obrigatório, então o estudante precisa, urgentemente, responder ao questionário e fazer a prova. Caso não preencha ou não participe da prova no domingo, vai ficar irregular. Lembrando que o Enade é um componente curricular, então o aluno precisa fazer o exame para poder colar grau”, reforçou o Procurador Educacional Institucional da Ufal, Deywid Melo.

No Sistema Enade também é possível consultar o local de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento é disponibilizado para todos que concluírem a etapa de cadastro. Não é obrigatório apresentar o Cartão no dia da aplicação do Exame, mas o Inep recomenda que o estudante leve.

Em casos de saúde, especialmente sintomas de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas descritas no edital do Enade 2021, o candidato deve solicitar dispensa de prova. O prazo para isto é de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema.

Todos os concluintes da Ufal, que estão inscritos no Exame, só poderão colar grau depois do dia 16 de dezembro, quando o Inep autorizar conforme o edital.

Sobre o Enade e o apoio da Universidade

O Enade 2021 acontece em duas etapas, sendo a primeira delas o término do cadastro no sistema e o preenchimento do questionário para os alunos concluintes, com prazo final até sábado (13). A segunda etapa é a aplicação das provas, que acontece neste domingo.

De acordo com portaria do MEC, o Exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e qualquer pendência impede o estudante de colar grau. Ingressantes e possíveis concluintes são inscritos no exame, mas apenas os possíveis concluintes da instituição devem se submeter ao exame. Este ano serão avaliados os cursos de licenciaturas de três campi da Ufal e da Educação a Distância, além de alguns bacharelados vinculados a licenciaturas. Ao todo, 44 cursos da Ufal foram enquadrados pelo Inep.

A Procuradoria Educacional Institucional (PEI) cumpriu um cronograma de diversas atividades com as coordenações e os alunos para que a edição de 2021 seja eficaz. A equipe realizou reuniões com os coordenadores, além de eventos pelo canal da Prograd no Youtube, voltado para professores e estudantes.

E para apoiar os inscritos dessa edição, a PEI organizou uma cartilha com todas as informações sobre o que é, quem pode fazer, prazos, datas e importância da avaliação. O documento está disponível nos anexos para download e contém tudo o que o estudante precisa saber para realizar a prova com tranquilidade.

“Alguns coordenadores de cursos estarão na porta das escolas, nas quais seus estudantes farão a prova, para entregar água, caneta e promover aquele estímulo!”, disse Deywid.

Quem ainda tiver dúvidas sobre o assunto, basta conferir a Cartilha, clicando aqui.

Lista Geral Concluintes Inscritos Enade 2021