Alunos de computação da Ufal se destacam em competições nacionais

Estudantes conseguiram altas colocações em competições da empresa de tecnologia Huawei Brasil

Por Ascom UFAL 25/11/2021 10h10 - Atualizado em 25/11/2021 10h10
Alunos de computação da Ufal se destacam em competições nacionais
O estudante Warley Vital, da Digital4People - Foto: Reprodução

Estudantes do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram finalistas em eventos da empresa de tecnologia Huawei Brasil. As competições contaram com 80 estudantes brasileiros entre cerca de quatro mil competidores selecionados entre 103 países.

O grupo de estudantes da Ufal, Digital4people, foi finalista na etapa nacional de submissão de uma proposta técnica e foram recompensados com uma extensão, o #SFTF2021, uma viagem à São Paulo para conhecer de perto as instalações da Huawei Brasil.

O estudante Warley Vital Barbosa, do grupo Digital4People, também participou do programa de intercâmbio cultural "Seeds for the Future", promovido pela Huawei. Warley contou que originalmente não pretendia tentar o intercâmbio.

“No entanto, o pessoal do ICT Academy e do meu trabalho me incentivaram a ter a experiência. O SFTF é, basicamente, um programa de intercâmbio cultural e profissional promovido anualmente pela Huawei que visa treinar os estudantes sobre os assuntos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os estudantes selecionados provem de mais de 80 universidades parceiras do Huawei ICT Academy”, explica.

Equipe da Ufal é 2º lugar em competição latina de Tecnologia

Além da Digital4People, outros estudantes do curso receberam destaque nas competições da Huawei. Os estudantes Gabriel Barbosa, Nelson Gomes e Lucas Amorim, sob a orientação do professor Rodrigo Paes, obtiveram 2º lugar na etapa nacional da Huawei ICT Competition 2021. Colocação que garantiu a participação na etapa regional da competição (América Latina) que ocorrerá no início de 2022.

“Eu, Gabriel Barbosa Pereira e Lucas Amorim, participamos da final Brasileira do Huawei ICT Competition 2020-2021 Cloud Track. É uma competição organizada pela Huawei para estimular a área de tecnologia e possui duas tracks: redes e cloud. Essas competições são comuns no ramo da tecnologia, pois competidores naturalmente desenvolvem habilidades que são muito requisitadas pela indústria, como: trabalho em equipe, saber aprender, criatividade, resolução de problemas e etc. Além disso, são divertidas”, conta Nelson Gomes Neto.

A final da etapa nacional da Huawei ICT Competition 2021 aconteceu no Sheraton São Paulo WTC Hotel e contou com 12 equipes de três alunos cada.