Por g1 AL

Termina hoje 4ª Expedição Científica do rio São Francisco

Na 4ª edição da Expedição Científica do Rio São Francisco, que teve seu 10º e último dia nesta quarta-feira (10), os pesquisadores de oito universidades federais chegaram à conclusão de que aumentou a quantidade e a variedade de peixes no rio, principalmente nos municípios alagoanos de Piranhas e Traipu.

A pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Juciele Cavali, falou que um peixe da espécie camurupim com 11kg, foi encontrado durante a expedição.

"Nós observamos um aumento significativo na quantidade de espécies, na diversidade dessas espécies, pegamos um número de espécies bem maior que na vez passada, né? Principalmente na cidade de Piranhas, aqui em Traipu, e espécies com peso, que nas outras expedições a gente não tinha obtido, por exemplo, o camurupim com onze quilos, que a gente nunca tinha encontrado. Esse ano a gente observou que 100% das fêmeas já estavam em algum estágio de maturação gonadal, algumas até já desovadas. Então, isso é resultado de um estímulo maior na parte reprodutiva dessas espécies".

Essa foi a quarta vez que os barcos laboratórios voltaram ao Velho Chico. Cerca de 90 pessoas estavam à bordo, sendo 66 pesquisadores. As coletas e dados serão analisados nos laboratórios da Ufal e instituições parceiras. Os resultados devem ser divulgados ao longo do ano.