Educação promove debate para celebrar 15 anos da Universidade Aberta do Brasil

Unidade tem promovido a formação de diversos alunos em cursos de licenciatura e bacharelado na modalidade EAD

Com o objetivo de solenizar o 15º ano do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta sexta-feira (5), a palestra “Impactos da UAB para o Desempenho Profissional: Relatos de Experiências”, que contará com a presença de ex-alunos, que irão narrar suas experiências pessoais com as formações promovidas pela unidade.

Encontro irá discutir impactos dos 15 anos de formação promovidos pelo Polo Maceió da UAB. Foto: Divulgação

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a UAB há 15 anos tem promovido em Maceió cursos de licenciaturas e bacharelados na modalidade de Educação a Distância (EAD), focados na formação inicial de professores da Educação Básica. Ao longo deste período, diversos cursos nas áreas de Educação, Administração Pública e Saúde foram ofertados

Por meio de uma parceria entre a Semed e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 2006 o polo da UAB em Maceió tem garantido infraestrutura física, logística e de recursos humanos para realização dos momentos presenciais dos cursos.

Atualmente são ofertados sete cursos, sendo seis destes, licenciaturas em Física, Matemática, Pedagogia, Geografia, Letras Português e Espanhol, além de um bacharelado em Sistema de Informação.

Equipe do Polo Maceió UAB

Para Elielba Mendes Alves Pinto, coordenadora do polo da UAB em Maceió, ao longo destes anos foi possível contemplar diversos alunos com formações ministradas a distância, para garantir um futuro profissional em suas áreas.

“Os cursos beneficiaram muitos alunos que não tinham oportunidade de fazer um curso presencial por motivos de trabalho e através do Polo UAB puderam melhorar profissionalmente”, disse.

Vera Pontes, coordenadora geral de centros e núcleos, ressaltou a importância do encontro para destacar o trabalho que vem sendo realizado pela UAB em Maceió.

“O polo Maceió da UAB cooperou com a formação de muitos profissionais no âmbito do Estado de Alagoas, facilitando, inclusive, a expansão do ensino superior. Este momento de debate é importante para que possamos levar à sociedade as contribuições deste polo na formação de profissionais para atuar em diversos campos de trabalho e especialmente na educação”, afirmou.

O encontro será exibido a partir das 9h, no canal oficial da Semed no Youtube e contará com a mediação da Professora Elizabete Soares Cavalcante, além do Professor Doutor Luís Paulo Mercado, do Centro de Educação (CEDU) da UFAL, bem como ex-alunos que já passaram pela formação promovida pela UAB em Maceió.

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

Jornal Rede Repórter - Click e confira!