OUÇA AO VIVO A 96FM
07/11/2021 07:30
Cidades

Número de faltosos para 2ª dose da vacina chega a 89 mil em Maceió

Parte dessa demanda está no público mais jovem, já que pouco mais de 3% completaram esquema vacinal e 70% tomaram a primeira dose
/ Foto: Ascom SMS

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o número de faltosos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na capital é de 89,5 mil pessoas. Parte dessa demanda está no público mais jovem, já que pouco mais de 3% completaram o esquema vacinal e perto de 70% tomaram a primeira dose.

Nesse público de 12 a 17 anos – estimado em 101,1 mil pessoas – foram aplicadas 73,3 mil doses enviadas pelo governo federal, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o último dia 4, Maceió tinha recebido 1,4 milhão de doses e aplicou 1,3 milhão de doses de vacina contra a Covid-19. Desse total, 742,2 mil tomaram a primeira dose, 528,7 mil a segunda e 43,2 mil a de reforço.

Os dados revelam ainda que 72,3% da população que reside na capital recebeu a 1º dose e 51% a segunda. Já em relação à população adulta que tomou a 1ª DS (671,5 mil), o percentual é de 88% e 69% ou 525,3 mil concluíram o esquema vacinal. Sobre os adolescentes que buscaram imunização em Maceió, perto de 71 mil receberam a primeira dose e mais de 3 mil concluíram o esquema vacinal.

Sobre as vacinas mais aplicadas e as faixas de idade mais e menos imunizadas contra a Covid em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a quantidade de vacinas aplicadas é proporcional ao número de doses recebidas. Assim, do total de doses aplicadas, 40,73% são Pfizer; 35,55% são Astrazeneca; 22,46% são Coronavac; 1,26% é Janssen.

Segundo os dados informados até o último dia 4° (quinta-feira), Maceió tem 69,2% de adultos e 3% de adolescentes imunizados com a segunda dose ou dose única. “Levantamento feito na terça-feira (2) com base nos dados até o dia 1° mostra 89.501 pessoas com atraso para a segunda dose em Maceió”, acrescentou a assessoria da SMS.

Em entrevista à Gazeta, o pesquisador do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Esdras Andrade avalia que poderíamos estar num estágio mais avançado no processo de vacinação e que para entendermos a situação de momento (até o dia 02/11), é necessário recorrermos aos números divulgados pelo Ministério da Saúde, divulgados para o estado de Alagoas.

“E, esses dados apontam para uma redução significativa na quantidade de doses aplicadas no mês de outubro em comparação a agosto (este, corresponde ao mês que mais se vacinou no estado em 2021). Foram 360.122 doses em outubro contra 814.070 doses em agosto. Verifica-se, portanto, uma redução de aproximadamente 56%. Em relação a setembro a diminuição foi de 37%”, explica o pesquisador.

Fonte: GazetaWeb

winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades
KTO