OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2024

08/11/2021 às 15:19

Diálogos Contemporâneos traz escritor Ignácio de Loyola Brandão ao palco do Teatro Deodoro

A programação do projeto Diálogos Contemporâneos inicia a terceira semana de palestras, nesta segunda-feira (8), às 19h com o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. Autor de obras premiadas e títulos consagrados como Zero (1975) e Não Verás País Nenhum (1981), o membro da Academia Brasileira de Letras sobe ao palco do Teatro Deodoro para destilar suas percepções sobre o tema: "Literatura, Pestes, Pandemias e Distopias- Ficção e Realidade". A mediação será da professora e pesquisadora, Susana Souto, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A palestra é gratuita e pode ser conferida presencialmente no Teatro Deodoro ou por meio do canal do projeto no YouTube. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h, pontualmente, por ordem de fila e apenas um por pessoa.

Iniciado em 18 de outubro – sempre entre segundas e quartas-feiras, às 19h, no Teatro Deodoro – e com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), o projeto Diálogos Contemporâneos trouxe nomes como Mary Del Priori, Xico Sá, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Sérgio Vaz e Renato Janine Ribeiro.

Já nesta terça-feira (9), o convidado será o escritor Mário Prata, com o tema "O Envelhecimento e o Espaço Social dos que Não são Mais Jovens", e mediação da museóloga Carmen Lúcia Dantas. Na quarta (10), a jornalista Tereza Cruvinel conversa com a colega Cíntia Ribeiro sobre "Cenários para um Mundo Pós-Pandemia – O Fim do Século XX e o Futuro que nos Espera".

O encontro final está programado para o próximo dia 22 de novembro, com o escritor e jornalista Fernando Morais. A palestre intitulada "Guerras Culturais – Corações e Mentes em Tempos de Fake News, Negacionismo e Pós-Verdade" será mediada pela jornalista Elexsandra Morone.

Protocolos

Seguindo as orientações dos protocolos vigentes de combate à Covid-19 em Alagoas, o teatro atualmente funciona com 75% da capacidade de público. Será exigida comprovação do ciclo completo da vacinação contra a Covid-19 e obedecidas as demais ações de prevenção ao vírus como: medição de temperatura, espaçamento entre as pessoas presentes e uso de álcool em gel.

A realização é da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, entidade privada sem fins lucrativos e que se dedica à difusão cultural nas áreas de literatura, cinema e música, desenvolvendo ações culturais há mais de 13 anos. O ciclo de conferências tem apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com os apoios locais da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rádio Nova Brasil, Rádio Difusora, Educativa FM e Flor de Lis Exclusive Hotel.

Secom Alagoas