Por Ana Clara Pontes*, g1 AL

Ufal inicia semestre letivo de 2021.1 na terça-feira no formato online, em Maceió, Alagoas — Foto: Suely Melo/G1

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia na próxima terça-feira (19) o semestre letivo 2021.1 no formato híbrido. O calendário, que foi aprovado pelo Conselho Universitário, ainda conta com a maioria das aulas online, mas as aulas presenciais vão ser ampliadas para disciplinas práticas de novos cursos.

As atividades presenciais foram suspensas por causa da pandemia do coronavírus no dia 16 de março de 2020. A partir daí, a Ufal passou a adotar aulas totalmente online. Há cerca de um ano, começaram a ser retomadas gradativamente as práticas presenciais com os alunos residentes de medicina e agora a retomada vai contemplar disciplinas de outros cursos:

• odontologia
  • nutrição
  • serviço social
  • enfermagem
  • psicologia
  • agronomia
  • engenharia

“O semestre é essencialmente de forma remota, mas as disciplinas de cunho prático acontecem de forma presencial, com as devidas autorizações do colegiado de curso, do conselho da unidade e com protocolo de biossegurança”, disse o pró-reitor de graduação, Amauri Barros.

De acordo com Barros, há um planejamento para ofertar também os estágios supervisionados das áreas da licenciatura, que acontecem nas escolas de forma presencial.

Para os cursos que continuam totalmente online, o pró-reitor acrescentou que a universidade vai disponibilizar aplicativos de laboratórios virtuais para simulação de ensaios. "É um complemento para as disciplinas que eram feitas no formato presencial. Neles podem ser feitas uma série de ensaios na área de química, física, engenharia, pedagogia e Libras".

Autorização para aulas presenciais em Alagoas

As aulas presenciais em Alagoas foram autorizadas pelo Protocolo de Distanciamento Social Controlado desde que os índices da pandemia do coronavírus apresentaram indícios de controle do contágio.

A maioria das escolas e universidades, contudo, vêm adotando formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais, com 50% dos estudantes matriculados em cada turma, com revezamento semanal de alunos.

O governo do Estado deu permissão para o retorno das aulas 100% presenciais na rede de ensino estadual para as turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e para o 3º ano do ensino médio. O anúncio foi feito no dia 25 de setembro e cada gestor tem autonomia para decidir quando isso vai acontecer.

VÍDEO: Entenda o que é o ensino híbrido

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

*Estagiária, sob supervisão de Cau Rodrigues