OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

04/10/2021 às 15:03

Projeto de extensão da Ufal ‘Sem mais nem menos’ está com inscrições abertas

O projeto de extensão Sem Mais nem Menos, do Instituto de Matemática da Ufal, está com inscrições abertas, até o próximo dia 5, para a sua quarta etapa. Professores de matemática do ensino fundamental 2 e ensino médio, das redes pública e particular, estão sendo convidados a participar dos eventos que acontecerão nos meses de outubro a dezembro de 2021. Haverá certificado de participação.

No momento da inscrição, o educador deve escolher uma das modalidades ofertadas: acompanhante de estudantes e participante das webconferências, onde terá a responsabilidade de organizar os alunos para assistir às lives, discutir com eles os questionamentos e coletar os materiais solicitados, além de apresentar nas webconferências os resultados e possíveis situações que vierem a surgir; tem ainda a modalidade de participante das webconferências, onde deverá assistir às lives e participar das discussões.

Com a finalidade de incentivar o gosto pela Matemática, mostrando uma Matemática fora do contexto da própria disciplina e da sala de aula, o projeto tem realizado um conjunto de ações que possibilitam a interação e a participação de estudantes e professores do ensino fundamental 2 e ensino médio com os discentes e docentes da Ufal. São apresentados materiais didáticos criados pela equipe que auxiliam a compreensão de conteúdos curriculares, o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico, a criatividade e a percepção da existência da Matemática no dia a dia.

A professora Viviane Santos, coordenadora do projeto, explica que as apresentações são feitas em lives direcionadas a estudantes da educação básica, aplicando atividades de forma não tradicional, porém que não necessitem de muitos recursos para serem trabalhadas e sejam de fácil acesso e compreensão. “Também atuaremos na formação de professores por meio de webconferências, disponibilizando algumas atividades desenvolvidas, ensinando como produzi-las e dando ideias de como aplicá-las com base em nossas experiências, para que possam utilizar em suas aulas on-line ou presencial após a pandemia”, afirmou.

“Já tivemos três etapas do projeto Sem mais nem menos on-line.A primeira foi de maio a agosto de 2020, a segunda, de setembro a dezembro de 2020, e a terceira, de julho a setembro de 2021. Foram realizadas webconferências com os professores de Matemática da educação básica e lives para estudantes do ensino fundamental 2 e ensino médio, tendo a participação de diversos estados do Brasil. Nas webconferências houve debates, propostas e relatos de experiências sobre nosso projeto”, explicou Viviane.

Nas lives foram apresentadas atividades envolvendo Matemática nas profissões, Matemática nas disciplinas, Matemática nas estações do ano, Matemática na cultura alagoana, Matemática nos jogos, Matemática nos esportes, Matemática na música, Matemática na culinária, entre outros. Todas as lives estão disponíveis no Instagram e no canal do Youtube do projeto.

Confira mais informações nas redes sociais e no site do projeto.

Ascom Ufal