Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
04/10/2021 às 09h30

Geral

Ufal e Sociedade divulga projetos da Faculdade de Nutrição para o controle da obesidade

Entrevistada desta segunda-feira (4) é a professora Thatiana Fávaro

A Faculdade de Nutrição (Fanut) tem inúmeros projetos de pesquisa e de extensão em andamento. A professora Thatiana Fávaro fala, em entrevista ao programa Ufal e Sociedade, sobre dois desses projetos, desenvolvidos pelo Laboratório de Nutrição e Saúde Pública em parceria com o Ministério da Saúde.

Os projetos têm como problema de saúde a obesidade. “A obesidade já é reconhecida como fator de risco para algumas doenças crônicas não transmissíveis. A mortalidade proporcional por essas doenças crônicas chega a 60% dos óbitos no país. A obesidade infantil também vem, ao longo dos anos, tendo a sua prevalência aumentada”, esclareceu a professora.

Um dos projetos desenvolvidos é o Enfrentamento e controle dobesidade no âmbito do SUSprocessos formativos como estratégia para aprimorar a organização da atenção nutricional em Alagoas [Infoco-SUS]; o outro é um projeto maior, no qual a Ufal é a única instituição parceira do Ministério da Saúde para o apoio à implementação: Estratégia nacional para prevenção e atenção à obesidade infantil, que envolve mais de mil municípios em todo o Brasil.

Os projetos de Pesquisa buscam ter um impacto nas políticas públicas de Saúde e no controle da obesidade adulta e infantil. Está sendo realizada uma pesquisa on-line que vai levantar as necessidades de aprofundamento nos cursos de formação que serão realizados com gestores e profissionais de Saúde dos municípios de Alagoas.

Durante a entrevista, a professora Thatiana Fávaro enfatiza a necessidade de colaboração dos gestores municipais para que os profissionais de Saúde dos municípios respondam ao questionário da pesquisa. “Esperamos, com essa pesquisa, construir um retrato da organização da Atenção Nutricional em Alagoas, para identificar potencialidades e desafios. Esperamos que as respostas dos instrumentos de pesquisa sejam feitas”, solicitou a professora.

O programa é veiculado na Rádio Ufal às 11h, com reprise às 17h e às 23h e depois fica disponível no podcast


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]