Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Pesquisadores da Ufal estão na lista dos mais influentes da América Latina

Dos 15 que aparecem no ranking, seis despontam como melhores cientistas nos países do Brics

Por trás de um ranking tem muito trabalho! Na lista da AD Scientific Index com o Top 10 mil de melhores cientistas na América Latina, estão 15 nomes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além disso, seis pesquisadores da Ufal também são apontados como os mais influentes no grupo do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações do índice h, índice i10 e citações no Google Scholar. O ranking fornece a classificação e a avaliação de cientistas em disciplinas e ramos acadêmicos em 13,6 mil universidades, 206 países, em regiões e no mundo.

Leia também

O Top 6 da Ufal no Brics é formado pelos professores Marília Fonseca Goulart (IQB); Antônio Euzébio Goulart (Ceca); e quatro docentes do Instituto de Física (IF): Antônio Silva; Carlos Jacinto da Silva; Artur da Silva Gouveia Neto; e Marcelo Leite Lyra.

“Me sinto muito feliz por estar nessa lista! Vejo como um estímulo para outros pesquisadores que, mesmo estando em uma universidade pequena, em um país que os governantes principais não priorizam a pesquisa, praticamente sem termos financiamento para manter equipamentos funcionando ou mesmo para aquisição de insumos, conseguimos fazer alguma diferença. Vivo dizendo que nossas publicações são muito valiosas, pois cada um de nossos artigos vale por muitos daqueles feitos nas grandes instituições”, destacou o professor Carlos Jacinto.

E, para completar a lista dos 15 mais influentes da Ufal na América Latina, estão os professores Mario Roberto Meneghetti (IQB); Ig Ibert Bittencourt (IC); Simoni Plentz Meneghetti (IQB); Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (IF); Patricia Muniz de Medeiros (Ceca); Sandra Helena Vieira Carvalho (Ctec); Claudio Torres de Miranda (Famed); Magna Suzana Alexandre Moreira (ICBS); e Emiliano de Oliveira Barreto (ICBS).

“É importante reconhecer e valorizar o trabalho excepcional que esses pesquisadores vêm desenvolvendo ao longo dos anos. O reconhecimento de nossos cientistas reflete a nossa capacidade produtiva a despeito de todos os cortes e contingenciamentos ocorridos nos últimos anos no nosso país”, reforçou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção.

Ela também ressaltou que, apesar dos cortes orçamentários, a gestão superior da Ufal tem apoiado as pesquisas fomentando bolsas de iniciação científica, financiando a melhoria da infraestrutura e aquisição de material de laboratórios de pesquisas.

“Para os próximos anos, o grande desafio será reforçar a nossa capacidade criativa, investir em inovação a fim de elevar a produção científica dos nossos pesquisadores e, com isso, aumentar o quantitativo na lista dos mais influentes da Ufal. Nesse contexto, se faz necessário reforçar nossa busca de financiamento junto aos conselhos deliberativos e às agências de fomento”, completou Iraildes.

O AD Scentific Index também ranqueou 57 cientistas da Ufal como os mais influentes da Universidade. Confira a lista completa aqui.

Pesquisadores da Ufal estão na lista dos mais influentes da América Latina
Pesquisadores da Ufal estão na lista dos mais influentes da América Latina. Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos