Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/09/2021 às 17h30

Geral

Unidades de saúde reforçam ações do Setembro Amarelo entre usuários e profissionais

Rodas de conversa debatem promoção da saúde mental e rede de assistência a quem necessita de apoio

Atividade debateu papel da atenção básica na Rede de Atenção Psicossocial. - Divulgação

Atividades de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio têm sido reforçadas pelas unidades de saúde do município, com sensibilização direcionada aos usuários e profissionais. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, dentro da campanha Setembro Amarelo. Na última sexta-feira (10), aconteceram atividades interativas com usuários e servidores na unidade de Saúde Durval Cortez e da Unidade Saúde da Família Guaxuma.

A Unidade de Saúde Durval Cortez, localizada no Prado, realizou uma roda de conversa com os profissionais de saúde do local, abordando o papel e lugar da atenção básica na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS – , onde estão inseridos todos os serviços disponibilizados para o cuidado nessa área.

“Durante a atividade, foi feita a discussão de casos e debatida a transversalidade do tema saúde mental, que precisa ser trabalhado e acolhido como demanda por todos os profissionais de saúde”, afirmou a gerente da unidade, Cícera Lima Costa.

O encontro foi facilitado pelas psicólogas Nativa Rodrigues – profissional do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família da Uncisal – e Marina Rosa, que atua no Consultório na Rua, e contou com a participação da equipe da unidade, da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da equipe 5 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) que atua no local. Residentes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem da instituição estadual de ensino superior também participaram da atividade.

USF Guaxuma

Usuários e comunidade do entorno da Unidade de Saúde da Família Guaxuma também receberam o trabalho de conscientização por meio de roda de conversa, mas com foco no papel da atividade física para a promoção do bem-estar físico e mental.

Com um trabalho coordenado pela Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS, a atividade foi feita no espaço do Núcleo de Atividade Física (NAF) da localidade, onde a temática da prevenção ao suicídio e valorização da vida foi trabalhada com as usuárias, com dicas sobre como abordar o assunto de maneira construtiva, apresentando a rede de serviços especializados.

Em conjunto com as usuárias, participaram das atividades os profissionais de Educação Física Janne Coutinho e Juvenal Gomes; a gerente da GPES, Adriana Paffer; profissionais da unidade de saúde e as estagiárias de Nutrição/Ufal Valéria Ferreira e de Medicina/Cesmac Laísa Figueiredo e Paula Corado.

De acordo com a profissional de Educação Física Janne Coutinho, responsável pelo NAF, a ação educativa sobre o Setembro Amarelo foi muito proveitosa, pois a atividade física foi colocada como instrumento valioso no combate à depressão e à ansiedade, gerando relatos bastante positivos dentro da roda de conversa.

“Tivemos a participação de 10 alunas, houve uma troca de informações e elas relataram melhora na qualidade de vida desde o início da prática de exercício físico no Núcleo, com melhora do humor, disposição e bem-estar. Com a conversa elas demonstraram que o Núcleo de Atividade Física vem contribuindo com a saúde física, mental e social de quem participa dele”, destacou Janne.



Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]