Ufal divulga novo calendário acadêmico; confira aqui

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou o calendário acadêmico do período letivo 2021.1, A expectativa é que o semestre comece em 19 de outubro, depois do período de recesso que vai de 4 a 18 do próximo mês. Já 2021.2 só começa no ano que vem, a partir de 21 de março e será concluído somente em julho.

As atividades seguirão, na maior parte, como os últimos períodos: de forma remota. Apenas alguns componentes curriculares serão presenciais.

“Estamos avançando! Nós teremos a ampliação de algumas atividades práticas no formato presencial, onde for possível, com aprovação dos colegiados, Conselho de Unidade e plano de biossegurança”, explicou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e adiantou: “As práticas da Odontologia também vão ser ofertadas, após recuperação do consultório odontológico. Outros cursos já estavam ofertando e agora temos a ampliação de estágios e atividades práticas dos cursos de Nutrição, Serviço Social, Psicologia, e outras áreas, como Ciências Agrárias”.

De acordo com Amauri, as atividades 100% presenciais ainda devem demorar, porque depende de muitos fatores. Segundo o documento aprovado no Consuni, o formato dos componentes curriculares é definido “conforme a evolução do cenário do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e mediante regulamentação das instâncias superiores deliberativas da Ufal”.

Com o Calendário aprovado, a comissão responsável pela proposta comemorou o andamento do trabalho na Universidade. “Nossa proposta segue o padrão das melhores universidades que já aprovaram calendário e nos encontramos numa situação até diferenciada, porque já vamos iniciar o ano letivo de 2021, então, estamos numa situação interessante se comparada a maioria das universidade federais brasileiras”, reforçou Amauri.

Calendário garante direitos e incentiva planejamento

Os períodos acadêmicos 2021.1 e 2021.2 terão 17 e 18 semanas, respectivamente, incluindo os sábados como dias letivos. As aulas previstas para serem realizadas aos sábados devem priorizar o formato assíncrono.

O modelo aprovado garante os 45 dias de férias, em três janelas de tempo durante o ano letivo e reserva a primeira semana de cada período para planejamento acadêmico. “É o momento de avaliar o semestre anterior e planejar o próximo. A gente estimula que esse período também seja reservado para acolher os ‘feras’, fazer ajustes de matrícula, oferta de vagas remanescentes e outras iniciativas”, destacou o pró-reitor de Graduação.

Na reunião do Consuni da última terça-feira (14) também já ficou acordado que o ano letivo 2022.1 terá início no dia 12 de agosto de 2022.

Confira as datas importantes:

Semestre 2021.1

4 a 18 de outubro de 2021 – Recesso acadêmico

7 a 9 de outubro de 2021 – Matrícula do fluxo padrão

19 de outubro de 2021 – Início do semestre 2021.1

19 a 23 de outubro de 2021 – Planejamento e Acolhimento

19 a 21 de outubro de 2021 – Ajuste de matrícula

22 a 27 de outubro de 2021 – Matrícula vagas remanescentes

Semestre 2021.2

7 a 20 de março de 2022 – Recesso acadêmico

10 a 14 de março de 2022 – Matrícula do fluxo padrão

21 de março de 2022 – Início do semestre 2021.2

21 a 26 de março de 2022– Planejamento e Acolhimento

21 a 23 de março de 2022– Ajuste de matrícula

24 a 29 de março de 2022– Matrícula vagas remanescentes

*Com assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!