Alagoas

Olimpíada Brasileira de Física reúne mais de 13 mil alunos da rede estadual

23/09/2021
Olimpíada Brasileira de Física reúne mais de 13 mil alunos da rede estadual

Devido à pandemia, este ano as escolas tiveram autonomia para decidir como o exame seria aplicado. Na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, as provas foram realizadas de forma presencial. Foto: Thiago Ataíde

Com a meta de mergulhar os alunos no universo da Física, escolas da rede estadual de Alagoas realizaram esta semana a edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Este ano 71 escolas participaram, sendo 60 da rede estadual.

Com mais de treze mil alunos de unidades de ensino estadual inscritos, a OBFEP fez algumas adaptações devido à pandemia. Este ano as escolas tiveram autonomia para decidir como o exame seria aplicado, como explica o coordenador estadual da olimpíada e professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Samuel Teixeira.

“A prova da 1ª Fase poderá ser aplicada em um ou dois dias, da maneira que melhor convier à escola, tendo em vista a manutenção da integridade física de alunos, professores e funcionários da escola, podendo acontecer em qualquer um dos turnos da escola, de forma presencial ou não, sendo a escolha de inteira responsabilidade da escola”, concluiu.

Na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, as provas foram realizadas de forma presencial, na última quarta-feira, dia 22. Cerca de trinta alunos da unidade participaram. João Victor Dias cursa o primeiro ano do ensino médio e está cheio de expectativas. “É a primeira vez que estou participando, mas estou muito animado por ser uma nova experiência, novos conhecimentos. Tenho confiança que vou passar para a segunda fase, assim quem sabe posso me destacar e ingressar numa boa faculdade no futuro”, afirmou o estudante.

O professor de Física da escola, Joselito Nogueira, ressaltou a importância de estimular os estudantes a gostarem da ciência. “É uma oportunidade para que eles possam viver novas descobertas, desafios e momentos inovadores, também vejo como uma forma de incentivá-los a conhecer mais sobre as ciências da natureza, em especial a Física. São eles os protagonistas na construção do conhecimento. Por certo, momentos como esse, irão ajudar no crescimento pessoal, profissional e acadêmico mais pra frente”, concluiu.

Edições passadas – Alagoas tem um bom histórico de medalhas na Olimpíada de Física. Em 2019, ano da sua última edição, o estado teve 29 alunos medalhistas, dos quais 24 foram da rede estadual de ensino, registrando assim, o segundo melhor desempenho do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia que conquistou 31 medalhas.

Cronograma OBFEP 2021 – O gabarito dessa primeira etapa será divulgado no dia 24 deste mês, e os professores têm até o dia primeiro de outubro para cadastrar os alunos que realizaram a prova e suas respectivas notas.