Gazeta de Alagoas
Maceió,
Cidades

84% DOS BAIRROS NÃO REGISTRARAM ÓBITOS POR COVID NA ÚLTIMA SEMANA

Jacintinho, Jatiúca e Ponta Verde são as áreas com maior número de novos infectados

Por regina carvalho | Edição do dia 07/09/2021

Matéria atualizada em 07/09/2021 às 04h00

Maceió, 04 de janeiro de 2021
Aumento de casos do novo coronavírus em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 04 de janeiro de 2021 Aumento de casos do novo coronavírus em Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz | @Ailton Cruz

Na última semana, 42 dos 50 bairros de Maceió (84%) não registraram óbito e onze (78%) nenhum caso de Covid-19. Os dados constam no boletim semanal do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ainda de acordo com o boletim do Igdema, nove mortes ocorreram na capital na última semana no Centro, Jatiúca, Chã da Jaqueira, Clima Bom, Poço, Ponta Verde, Santa Lúcia e Vergel do Lago. Os sete primeiros registraram um óbito por infecção pelo coronavírus cada um e no Vergel foram duas vítimas. O último levantamento do Igdema da Ufal mostra que foram confirmados 317 casos novos e nove óbitos em uma semana e que a taxa de letalidade na capital nesse período está em 2,95%. O monitoramento espacial da Covid-19 em Maceió é a elaboração de mapas semanais representando os dados contidos nos boletins epidemiológicos disponibilizados pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag). Em relação à evolução de casos nos 50 bairros de Maceió, que refere-se à diferença entre as médias móveis dos últimos 7 e 14 dias, com variação de 15%, cinco apresentaram crescimento: Feitosa, Ipioca, Pajuçara, Pitanguinha e Pontal da Barra e em estabilidade Bom Parto, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica, Jaraguá, Jardim Petrópolis, Mutange, Ouro Preto, Pescaria, Ponta Grossa e Santo Amaro. Sobre os casos confirmados da doença, 39 localidades de Maceió tiveram infectados na última semana: Antares, Benedito Bentes, Centro, Barro Duro, Chã de Bebedouro, Jacintinho, Cidade Universitária, Clima Bom, Cruz Almas, Farol, Feitosa, Gruta de Lourdes, Ipioca, Jatiúca, Jardim Petrópolis, Jaraguá, Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Ouro Preto, Petrópolis, Pitanguinha, Mangabeiras, Levada, Pajuçara, Petrópolis, Pinheiro, Poço, Ponta da Terra, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Ponta Verde, Prado, Riacho Doce, Santa Amélia, Santa Lúcia, Santos Dumont, São Jorge e Serraria. Dentre os bairros que registraram mais casos estão o Jacintinho, Jatiúca, e Ponta Verde. Cada um deles com mais de vinte infectados.

Painel da Seplag mostra que Maceió registra 89,7 mil notificações de Covid-19 e 2,6 mil óbitos. Benedito Bentes, Cidade Universitária e Jacintinho ocupam as três primeiras colocações no número de vítimas e têm, respectivamente, 201; 197 e 190. Os primeiros também têm mais casos: 6,9 mil e 7,3 mil.

Mais matérias desta edição