Dos 102 municípios de AL, 35 não registraram nenhum caso de covid-19 na última semana

09/09/2021 12:05 - Saúde
Por Redação
Image

Dos 102 municípios alagoanos, 35 não registraram nenhum caso de Covid-19 na última semana. Já Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Maragogi lideram, respectivamente, o ranking do número de novos casos em Alagoas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e foram divulgados pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal.

Os dados do Instituto apontam que, a capital alagoana registrou 629 novos casos de Covid-19 na semana epidemiológica entre 22 a 28 de agosto, contra 317 casos entre os dias 29 a 4 do mês vigente.

Taxa de infecção

No que se refere à parcela a população que contraiu a Covid-19 em grupos de 10 mil habitantes, a pesquisa revela que os municípios de Água Branca, Mata Grande, Inhapi, Olho d’Água do Casado, Canapi, Senador Rui Palmeira, são os que detêm as menores taxas, entre 0,8% a 2,0%.

Já os municípios que possuem uma maior parcela da população que se contagiou, foram: Santana do Ipanema, Palestina, Arapiraca, Marechal Deodoro, Pilar, com taxas que variam de 5,1% a 6,9%.

Óbitos

O monitoramento realizado pelos pesquisadores revela o registro de 35 municípios alagoanos que não registraram nenhuma morte por Covid-19 na semana passada. Já a capital alagoana lidera o número de óbitos com 9 mortes em sete dias.

Os dados apontam ainda que, dos 102 municípios, 22 estão com casos em redução, 44 em estabilidade e 36 em crescimento

Imunização

Atualização desta quarta-feira (8), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 2.756.959 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. São 1.865.512 pessoas vacinadas com a primeira dose e 891.447 já imunizadas com a segunda dose e dose única.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 792.532 doses da CoronaVac, 1.268.752 da AstraZeneca, 640.894 do imunizante Pfizer e 54.781 vacina Janssen.

Leitos de Covid-19 do Estado

Dos 1.488 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 116 estavam ocupados até às 16 horas da terça (7/9), o que corresponde a 7% do total. Atualmente, 56 pacientes estão em leitos de UTI, um ocupando um leito intermediário e 53 em leitos de enfermaria. Para acompanhar a evolução da ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19, acesse