Por G1 AL


De janeiro a julho deste ano, foram registrados 330 casos de tentativas de suicídio em Arapiraca, AL — Foto: Ascom HEA/ Tony Medeiros

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) realiza, a partir desta segunda-feira (13), diversas atividades voltadas para a campanha Setembro Amarelo, que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. O trabalho envolve a equipe multidisciplinar do projeto Preparando a Volta Para Casa, desenvolvido pelo hospital.

De acordo com dados do Serviço de Epidemiologia do município, 635 pessoas tentaram o suicídio em 2020 e foram atendidas na unidade hospitalar. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 330 casos. 67% das vítimas atendidas em 2021 eram jovens com menos de 29 anos.

Na faixa etária entre 10 e 14 anos foram 23 tentativas, de 15 a 19 anos foram 81 tentativas e de 20 a 29 anos foram 169 casos. Pelo menos 57 pessoas já haviam tentado contra a vida em outra oportunidade.

A programação conta com rodas de conversas nas enfermarias da Ala de Trauma. O médico, mestre e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jean Rafael, vai levar informações para os pacientes com o tema Depressão e Suicídio. A psicóloga Maria Helena Pereira, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, também falará sobre o tema.

Outro tema que será abordado é a depressão e suicídio na terceira idade.

“Nas duas últimas décadas, o maior índice mundial de suicídios é com pessoas idosas. Elas se sentem incapazes, desvalorizadas, maltratadas, e sucumbem à depressão. Nossa sociedade é muito imediatista e olha para a pessoa idosa como inoperante. Isso leva ao suicídio. Por isso é importante sempre lembrar da importância das pessoas idosas em relação a experiência de vida, conselhos, aprendizados”, disse a psicóloga do Hospital, Mônica Leal.

Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!