Coral-sol, espécie invasora é identificada em Alagoas e pode causar impactos na pesca e no turismo

IMA e pesquisadores da UFAL tentam realizar a retirada da espécie para contenção do coral-sol

Por Sidinéia Tavares/Redação 29/03/2022 08h08 - Atualizado em 29/03/2022 11h11
Por Sidinéia Tavares/Redação 29/03/2022 08h08 Atualizado em 29/03/2022 11h11
Coral-sol, espécie invasora é identificada em Alagoas e pode causar impactos na pesca e no turismo
Coral-sol foi encontrado em praia alagoana - Foto: Assessoria

O bioinvasor Tubastraea tagusensis, conhecido como coral-sol, foi encontrado em uma praia de Alagoas. Apesar da beleza, o coral-sol representa um risco para a biodiversidade e economia do Estado.

Conforme pesquisadores da Ufal, o coral-sol foi localizado em um naufrágio no município de Jequiá da Praia, litoral sul de Alagoas. Fotos do local foram divulgadas no último domingo (27).

Devido a presença do coral-sol em Alagoas, os pesquisadores da Ufal irão se reunir com o IMA para definir medidas para retirar e conter o coral invasor.

“Diversos estudos já demonstraram que esse invasor vem causando impactos negativos em corais e peixes nativos, modificando funções ecológicas importantes”, destacou o professor e pesquisador da UFAL, Cláudio Sampaio.

O local onde foi encontrado o coral-sol está sendo monitorado e estão sendo colocadas placas de recrutamento, em Maceió, pelo IMA há mais de cinco anos.

A medida preventiva, ocorre muito no porto da capital, pois a espécie invasora pode ser transportada por cascos de navios. Felizmente, até o momento não há vestígios do coral-sol em Maceió.