I Conferência Municipal de Saúde Mental acontece nesta quarta (6), em Palmeira

05/04/2022 07:23 - Interior
Por Assessoria
Image

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizam nesta quarta-feira (6), a I Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento reunirá profissionais de grande nome no estado voltados para a saúde mental. A conferência é um dos principais instrumentos de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, o público participante poderá conhecer a redes de atenção psicossocial (RAPS) no município, avaliar e revisar a execução de políticas públicas de saúde mental e sugerir propostas de melhorias da rede regional, estadual e nacional.

O evento começa a partir das 8h, no auditório da Faculdade Cesmac Campus Sertão.

A conferência contará com quatro eixos temáticos. Confira a programação:

8h – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

10h – Palestra: Sueli Nascimento – Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, lotada na Faculdade de Serviço Social; Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Mestre em Serviço Social pela UFPE e Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

11h30 – Divisão dos participantes para os eixos:

Eixo I Cuidado em Liberdade como garantia de direito à cidadania.

Kiara Karoline (Assistente Social do CAPS II).

Relator (a): Amanda Cavalcante (Psicóloga do CAPS II).

Eixo II Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Terezinha de Jesus (Mestra em Educação Brasileira, Assistente Social pela UFAL, Especialista em Violência Doméstica USP, Associada da ASSUMPI e membro da RENILA).

Relator (a): Grace Larissa (Graduada pelo CESMAC, especialista em Saúde Mental, Enfermeira do CAPS II) e Emilly Souza Marques (Enfermeira do CAPS Major Isidoro – AL, Mestra em Enfermagem, Especialista em Saúde Familiar e Professora Titular da Faculdade CESMAC do Sertão).

Eixo III Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.

Sérgio Seiji Aragaki (Doutor em Psicologia Social, especialista em saúde mental. Professor da Faculdade de Medicina da UFAL e Membro do Fórum de Saúde Mental de Maceió).

Relator (a): Juliana Lopes (Graduada pela UNCISAL, Terapeuta Ocupacional do CAPS).

Eixo IV Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Jarbas Ribeiro (Enfermagem e obstetrícia pela UFAL, Mestre em Enfermagem pela ESENFAR/UFAL, Docente UFAL – Campus Arapiraca, Doutor em Saúde Pública na ENSP/FIOCRUZ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental Austregésilo Carrano (GEPSAM/ESENFAR/UFAL).

Relator (a): Ariana Araújo (Enfermeira do CAPS II).

12h – Almoço

14h – Grupos (discussões e propostas por EIXO)

15h – Momento de Descontração

15h30 – Plenária final deliberativa e eleição dos delegados para a Conferência Estadual

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..