Aracaju, 7 de maio de 2024

Pesquisa da Universidade Federal investiga como os jovens aprendem com as mídias digitais

Durante o mês de abril, Aracaju será palco para a realização de um estudo sobre o uso das mídias digitais por estudantes do ensino médio em Sergipe. A investigação é uma das etapas do projeto “Letramento Transmídia”, desenvolvido em rede por meio da associação entre pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Uma pesquisa de campo será realizada no Colégio Estadual Barão de Mauá, destaque na implementação de atividades que exploram diferentes competências dos estudantes, para além das tipicamente trabalhadas no currículo escolar tradicional. Com a aplicação de questionários, realização de workshops e entrevistas em profundidade, os pesquisadores buscarão compreender de quais formas os estudantes têm se apropriado das funcionalidades das mídias digitais, o que têm produzido, e quais saberes têm desenvolvido. “O objetivo da pesquisa é entender como os jovens estão aprendendo com as mídias digitais, no seu uso informal e cotidiano, e como essas competências e habilidades podem ser incorporadas ao processo de aprendizagem formal”, explica Tatiana Aneas, professora do Departamento de Comunicação da UFS e coordenadora do projeto em Sergipe.

Fundamentada no “Transmedia Literacy”, estudo inicialmente desenvolvido na Espanha e replicado em oito países, a investigação agora chega a terras brasileiras, e objetiva mapear as “competências transmídia” presentes no processo de escolarização de adolescentes. Como resultado, serão elaborados materiais para a formação de professores e orientação para a formulação de políticas públicas em educação inovadora no estado de Sergipe.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e pela Secretaria de Educação (Seduc), através do edital SEDUC/FAPITEC/02/2020.

Por Dayanne Carvalho