Maceió

Mais de 10 mil pessoas foram vacinadas com a 4ª dose contra a Covid em Maceió

TNH1 | 06/04/22 - 10h49
SMS divulga que mais de 10 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid com a quarta dose | Arquivo/Secom Maceió

Mais de 10 mil pessoas já receberam a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em Maceió. A informação foi confirmada ao TNH1 na manhã desta quarta-feira, 06, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o órgão, ao todo, 10.056 maceioenses passaram por um ponto de imunização e foram vacinados entre os dias 24 de março e 5 de abril, o que representa aproximadamente duas semanas de procedimento. Deste número, 279 pessoas receberam a dose por integrar o público com alto grau de imunossupressão, e 9.777 são idosas.

O balanço fornecido à reportagem pela SMS mostrou que o público alvo, até a última semana, foi de 46.283 pessoas. Ou seja, 21,7% das pessoas foram imunizadas com mais uma dose de reforço até essa terça-feira. A estimativa é de que houve aumento deste público nos últimos dias, porém os dados não foram atualizados.

Ao todo, 6.388 de idosos tem 80 anos ou mais, enquanto 17.202 pessoas representam a população entre 70 e 79 anos. Já o grupo a partir de 60 anos apresenta o número maior de pessoas aptas para a 4ª dose, com o total de 22.693 idosos. A SMS não detalhou a vacinação por cada faixa etária citada acima.

A partir desta quarta, o ponto de vacinação instalado no Shopping Pátio Maceió (Cidade Universitária), que atualmente atende apenas crianças de 5 a 11 anos, passará a atender também adolescentes, adultos e idosos em todas as etapas da campanha (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses).

Hoje também foram desativados os pontos fixos localizados no Papódromo (Vergel) e na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), além das salas de vacinação contra a Covid das unidades de saúde Pimentel Amorim (Salvador Lyra), João Sampaio (Chã da Jaqueira) e São Jorge (São Jorge).

A população dos pontos desativados deve se dirigir a outros pontos e unidades de saúde que funcionam em todos os Distritos Sanitários de Maceió.

Confira os pontos de vacinação, com públicos atendidos e horários de funcionamento:

I Distrito Sanitário
1 Maceió Shopping (Mangabeiras) 9h às 21h - segunda a sábado – todos os públicos
2 Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia - Ponta Verde) – 10h às 21h – todos os dias – (adolescentes, adultos e idosos)
3 URS II Centro de Saúde (Poço) – 9h às 16h - segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
4 US Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) - 9h às 20h - segunda a sexta - adolescentes, adultos e idosos
II Distrito Sanitário
5 US Durval Cortez (Prado) – 09h às 20h segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
6 URS Roland Simon (Vergel) - 9h às 16h segunda a sexta – adolescentes, adultos e idosos
III Distrito Sanitário
7 URS Pitanguinha - 9h às 20h segunda a sexta - adolescentes, adultos e idosos
8 USF Ouro Preto - 9h às 16h, segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
IV Distrito Sanitário
9 US Antônio de Pádua (Petrópolis) - 9h às 20h, segunda a sexta – (adolescentes, adultos e idosos)
10 US José Guedes de Farias (Santa Amélia) - 9h às 20h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
11 USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 9h às 16h, segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
V Distrito Sanitário
12 US José Tenório (Serraria) - 9h às 20h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
13 US Paulo Leal (Feitosa) - 9h às 16h, segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
14 US João Paulo II (Jacintinho) - 9h às 16h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
VI Distrito Sanitário
15 US Aliomar Lins (Benedito Bentes) - 9h às 20h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
16 US Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 9h às 16h, segunda a sexta - (vacinação crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
VII Distrito Sanitário
17 Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) - 9h às 16h, segunda a sábado - (adolescentes, adultos e idosos)
18 US Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) - 9h às 20h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
19 US Marlene Lanverly (Santa Lúcia) - 9h às 16h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
20 URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro) - 9h às 16h, segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
21 UDA Ufal - 9h às 16h, segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)
22 Shopping Pátio (Cidade Universitária) – 15 às 21h, segunda a sábado e 12h às 18h aos domingos – (todos os públicos)
VIII Distrito Sanitário
23 US Maria da Conceição Paranhos (Jacarecica) - 9h às 20h segunda a sexta - (adolescentes, adultos e idosos)
24 USF Vanderli Andrade (Riacho D) - 09h às 16h segunda a sexta - (crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão)

A Prefeitura de Maceió comunicou que mantém a estratégia de vacinação nas escolas para acelerar a vacinação de crianças e adolescentes. Durante a campanha de vacinação, iniciada em 20 de janeiro de 2021, o Município desenvolveu logística eficiente de armazenamento e aplicação de vacinas, com ampliação e adequação da estrutura à necessidade da população.