OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2024

07/04/2022 às 17:52

Centro de Avaliação da Atividade Física e Saúde da Ufal funciona ainda esse mês

Até o final deste mês de abril está previsto o funcionamento do Centro de Avaliação e Aconselhamento da Atividade Física e Saúde (CAAFS), destinado ao atendimento de estudantes de todos os cursos de graduação do Campus A. C. Simões. O Centro consiste num projeto de extensão do Instituto de Educação Física e Desporto (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem a coordenação do professor Luiz Rodrigo Augustemak de Lima e e da professora  Enaiane Cristina Menezes.

“O Centro CAAFS foi pensado, inicialmente, para suprir as necessidades identificadas numa pesquisa PERMEV que envolveu várias instituições de ensino superior (ifes), do Brasil, incluindo a Ufal, e avaliou prejuízo no estilo de vida e saúde dos estudantes durante a pandemia. Em outubro de 2021, criamos uma proposta de extensão (remota e presencial) para atender universitários da Residência Universitária Alagoana (RUA), que culminou este ano com a criação do CAAFS”, afirma o professor Luiz Lima. A pesquisa PERMEV, que contou com participação do coordenador do projeto na Ufal, resultou  em  publicação de artigos científicos. Acesse aqui e veja detalhes sobre o estudo.

Luiz Lima e Enaiane Menezes destacam que o funcionamento do projeto de extensão CAAFS  irá também  abrir campo para a pesquisa científica (em nível de iniciação científica, TCC, especialização e mestrado)  e para atividades e componentes curriculares dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. A equipe conta também com a participação de alunos de graduação do IEFE que tiveram experiência na proposta anterior e colaboradores externos vinculados ao grupo de pesquisa. A iniciativa tem o apoio da Pró-reitoria Estudantil (Proest). Veja mais sobre grupos de pesquisa.

Para o Centro de Avaliação e Aconselhamento entrar em funcionamento, segundo os coordenadores,  está se aguardando a aquisição de equipamentos de avaliação física e o edital de seleção de monitores, o que deverá ocorrer até o final deste mês. Mas o horário de  atendimento já está definido  e transcorrerá  de segunda a sexta-feira, de 9 às 13h e das 13 às 17h. “Inicialmente, iremos atender cerca de seis estudantes por dia, que resultará num total de 30 por semana e 120 ao mês, contudo, há a previsão para ampliar a capacidade de atenção”, enfatiza.

O amadurecimento e avaliação das atividades iniciais do Centro no Campus A. C. Simões, pode levar à ampliação do projeto para os outros campi da Ufal, e  culminar, também,  numa proposta  que contemple os servidores, fazendo dessa forma, atendimento aos três segmentos universitários.

Sobre a importância do retorno às atividades presenciais, os professores destacam que são fundamentais no ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o retorno proverá oportunidades de produzir novos conhecimentos e novos aprendizados pela interação dos estudantes com toda a comunidade universitária. “O estilo de vida e a saúde de universitários foram fortemente impactados pelas mudanças provocadas pela pandemia da covid-19 e por isso estamos buscando nesse retorno, acolher os universitários, escutando suas demandas, avaliando indicadores de saúde e aconselhando as potenciais alternativas de prática de atividade física”, ressaltam os professores.

Para dinamizar a comunicação com o segmento universitário, os professores Luiz e Enaiane informam que foi criada uma conta no Instagram .

Também produzido um vídeo (animação) com informação sobre o CAAFS.

Esporte

Sobre as atividades físicas que o Instituto IEFE vai ofertar, em 2022, para a comunidade universitária, Proest, por meio da Gerência de Esporte e da Coordenação de Extensão da unidade acadêmica, estão preparando um edital denominado de “Esporte na Ufal” que abrirá cerca de 20 modalidades esportivas com uma média de mil vagas.

Ascom Ufal