OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

11/08/2022 às 15:01

Ufal apoia e participa do ato público desta quinta em defesa da democracia

Em defesa da democracia, a Universidade Federal de Alagoas se une a outras instituições e entidades de todo o país nesta quinta-feira (11). O ato será realizado a partir das 10h, na sede história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Alagoas), no Centro de Maceió. Docentes da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) da Ufal elaboraram uma carta que será lida durante a ação pública, que está sendo encabeçada pela Associação dos Docentes (Adufal), o Sindicato dos Trabalhadores (Sintufal), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O movimento nacional teve iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e recebeu adesão em todo o Brasil.

De acordo com a diretora da FDA, Elaine Pimentel, um grupo de docentes produziu a Carta (anexa logo abaixo) em que manifestam o repúdio aos ataques à democracia e ao processo eleitoral. "Essa iniciativa é de fundamental importância neste ano de eleições em que polarização política põe em risco a própria democracia", ressaltou.

O documento produzido será lido duramente o ato destaca: "Nosso repúdio aos constantes e infundados ataques ao sistema eleitoral brasileiro, reiteradamente testado e auditado pela própria Justiça Eleitoral, pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas e fiscalizado pelo Ministério Público, além de reconhecido internacionalmente como capaz de assegurar a vontade expressa nas urnas pelos eleitores brasileiros".

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, está em Belém, participando de um evento nacional, e a vice-reitora Eliane Cavalcanti estará em Salvador para reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Eles não vão poder participar diretamente, mas pró-reitores e representantes da FDA vão estar presentes. A diretora da Faculdade, Elaine Pimentel, e o decano do curso de Direito, professor Jasiel Ivo, também farão a leitura da Carta.

“Este 11 de agosto é um momento importante, momento de reforçar as bases democráticas do nosso Brasil. Infelizmente não vou poder estar presente, mas eu assinei a Carta e toda nossa gestão já assinou também. Entendo que toda a comunidade da nossa Universidade deveria participar do ato em defesa da democracia, do voto livre e contra a violência política. A Ufal reafirma seu papel social e se coloca em um lugar de resistência porque acreditamos que a educação transforma para melhor a vida das pessoas”, ressaltou o reitor Tonholo.

A Adufal convoca a sociedade alagoana, em especial a categoria docente. Em matéria publicada em seu site, a entidade chama todas as pessoas para “somar forças na defesa intransigente do Estado Democrático de Direito e participar dos atos deste 11 de agosto em Maceió e assinando a Carta em Defesa da Democracia. Nossa entidade reitera a importância de defender a democracia, a educação pública e os serviços públicos”.

Também em sua página na internet, o Sintufal também faz a convocação aos seus afiliados e ao público em geral para participar do ato público e leitura da Carta em Defesa da Democracia.

A concentração do ato será às 8h, na Praça do Centenário e, de lá, segue em caminhada para Praça Deodoro e, depois, vai até a sede da OAB-AL, próxima à Praça Monte Pio, no Centro, onde será feita a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

Clique aqui para ler a Carta na íntegra e assinar.

Ascom Ufal