Por g1 AL e TV Gazeta

Ufal recepciona os novos alunos no primeiro dia de aula

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciou o período letivo de 2022.1 nesta segunda-feira (15) de forma totalmente presencial. Devido à pandemia da Covid, que interrompeu as aulas em 2020, a universidade está atrasada 4 meses em relação ao ano civil, mas a expectativa é de que o ano letivo seja regularizado em 2024. O período 2022.2 deve começar em 23 de janeiro de 2023.

“Com muito esforço, sacrifício, a gente pode regularizar o calendário acadêmico, fazer coincidir o ano letivo com o ano civil a partir de 2024. É um exercício duro, mas que a gente também não pode acelerar porque compromete a aprendizagem. Sufoca os professores e estudantes de uma forma geral”, disse o pró-reitor de graduação, Amauri Barros, em entrevista à TV Gazeta.

Além da pandemia da Covid, as fortes chuvas que atingiram o estado entre maio e julho atrasaram o início do período de 2022.1, já que o período de 2021.2 teve as aulas interrompidas por cerca de duas semanas em todos os campi da Ufal devido aos estragos causados pelas enchentes.

“A expectativa de regularizar o período letivo é a melhor possível, a gente vem trabalhando firme, nunca paramos, produzindo muito", disse Amauri.

Com a pandemia, os alunos tiveram aulas de forma online em 2021 e foi iniciado o ensino híbrido, em 2022, com aulas online e aulas no formato presencial.

O pró-reitor explicou que o período de 2022.1 será apenas com aulas presenciais, mas que existem exceções, onde professores que tiverem problemas de saúde comprovados podem trabalhar de forma remota.

Sobre os protocolos de segurança sanitária, Amauri Barros informou que é exigido o uso da máscara nas salas de aulas tanto dos professores, quanto pelos alunos. Além do comprovante de vacinação contra Covid, cobrado já no ato da matrícula.

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL