Ufal deve regularizar calendário acadêmico a partir de 2024

Por 7Segundos com TV Gazeta 15/08/2022 16h04
Ufal deve regularizar calendário acadêmico a partir de 2024
UFAL - Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deve regularizar o calendário acadêmico a partir de 2024. Isso segundo informou o pró-reitor de graduação da instituição, Amauri Barros, em entrevista à TV Gazeta. Nesta segunda-feira (15), a Ufal iniciou o ano letivo 2022.1 totalmente presencial.

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas foram interrompidas em 2020 e causou um atraso de quatro meses em relação ao ano. O segundo semestre letivo deste ano deve começar em 23 de janeiro de 2023. Além da crise de saúde mundial, as fortes chuvas que atingiram Alagoas também contribuíram para o atraso, uma vez que interromperam as aulas por duas semanas.

“Com muito sacrifício, a gente pode regularizar o calendário acadêmico, fazer coincidir o ano letivo com o ano civil a partir de 2024. É um exercício difícil, mas que a gente também não pode acelerar porque compromete a aprendizagem. Sufoca os professores e estudantes de uma forma geral”, afirmou Amauri.

O pró-reitor disse que este período será apenas presencial, ao contrário do anterior, que aconteceu em um formato híbrido, com aulas online e na universidade. Entretanto, Amauri explicou que podem existir exceções, nas quais os professores que comprovarem problema de saúde podem trabalhar remotamente.

Para finalizar, Amauri reiterou a necessidade do protocolo de segurança, que determina o uso de máscara dentro das salas de aula, tanto pelos docentes, quanto pelos alunos; além do passaporte da vacina contra Covid, que é cobrado no momento da matrícula.